Era apenas um formalismo, representava muito mais do que um formalismo. Conforme previsto, e desta vez sem qualquer alteração ou mudança de última hora, Pinto da Costa e o restante Conselho de Administração da FC Porto SAD deu lugar ao novo presidente do clube, André Villas-Boas, e à sua equipa executiva que irá assumir os destinos da sociedade azul e branca. “A proposta apresentada pelo FC Porto na Assembleia Geral Ordinária da sociedade foi aprovada com o voto unânime dos 18 acionistas presentes no Auditório José Maria Pedroto, no Estádio do Dragão”, anunciaram os dragões em comunicado no site oficial.
“Além do Conselho de Administração, os acionistas escolheram os titulares da Mesa da Assembleia Geral (unanimidade), do Conselho Fiscal (unanimidade), da Comissão de Vencimentos (unanimidade), do Conselho Consultivo (maioria, com uma abstenção) e o Revisor Oficial de Contas”, acrescentaram. De referir que o Conselho Consultivo do clube mas não da SAD será a partir de agora o único órgão onde está presente Jorge Nuno Pinto da Costa, neste caso por inerência com o estatuto de antigo presidente do clube.
“A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem informar o mercado que, na Assembleia Geral realizada hoje, dia 28 de maio de 2024, com início às 11:30 horas, foram tomadas as seguintes deliberações: 1. Eleição da Mesa da Assembleia Geral para o quadriénio 2024/2027; 2. Eleição do Conselho de Administração para o quadriénio 2024/2027; 3. Eleição do Conselho Fiscal para o quadriénio 2024/2027; 4. Manutenção do Revisor Oficial de Contas até que seja deliberada nova nomeação, no prazo máximo de um ano; 5. Eleição da Comissão de Vencimentos para o quadriénio 2024/2027; 6. Eleição do Conselho Consultivo para o quadriénio 2024/2027″, esclareceu também a FC Porto SAD em comunicado à CMVM.
André Villas-Boas foi eleito Presidente da Futebol Clube do Porto – Futebol SAD, em Assembleia Geral de Acionistas, realizada esta terça-feira no Estádio do Dragão.#FCPorto pic.twitter.com/ahYcO9QTjK
— FC Porto (@FCPorto) May 28, 2024
“Agora dá-se o completar de todo o ciclo e do processo que foi ditado pelo ato eleitoral. Agora já podemos dizer ‘mãos à obra’ e trabalho pela frente porque é preciso continuar a colocar este clube no rumo das vitórias, que é o que mais desejamos. Fica desta forma tudo oficializado e vamos ao trabalho. Vamos conhecer o resto dos funcionários da Sociedade Anónima Desportiva e o resto das empresas do grupo. Sentarmo-nos com toda a gente, dar as linhas orientadoras para este novo quadriénio e começar o trabalho. Ter esta participação ativa de todos os funcionários é fundamental para uma boa organização empresarial e é digno começar por eles, que dão tudo pelo FC Porto”, comentou Villas-Boas aos meios do clube.
Os novos órgãos da FC Porto SAD para o quadriénio 2024/27
Mesa da Assembleia Geral
- Presidente: António Manuel Lopes Tavares
- Secretário: Jorge Manuel Basto
- Suplente: Susana Manuela Abreu Alves Pereira Furtado de Mendonça
Conselho de Administração
- Presidente: Luís André de Pina Cabral e Villas-Boas
- Administrador: José Pedro Faria Pereira da Costa (Membro da Comissão Executiva)
- Vice-Presidente: Carlos Nuno Gomes da Silva
- Administradores: Ana Teresa Cunha de Pinho Tavares Lehmann e Maria do Rosário Mota de Oliveira Alves Moreira
Conselho Fiscal
- Presidente: Angelino Cândido de Sousa Ferreira
- Vogais: Carlos Afonso Dias Leite Freitas dos Santos; Maria de Fátima Batalha de Castro Moreira Maia Gomes
- Suplente: Márcio Aurélio Certal de Campos
Revisor Oficial de Contas
- Luís Pedro Magalhães Varela Mendes (ERSNT & YOUNG AUDIT & ASSOCIADOS – SROC, S.A.)
Comissão de Vencimentos
- Presidente: Óscar João Atanázio Afonso
- Vogais: Pedro Rocha e Silva; Nuno Alexandre Ferreira Pereira Alves
Conselho Consultivo
- Fernando Freire de Sousa (Presidente)
- Alberto Teixeira
- Ana Salomé Martins
- Ângelo Paupério
- António Pinto de Sousa
- António Portela
- António Sousa Pereira
- Carlos Mota Santos
- Fernando Teixeira dos Santos
- Ilídio Pinho
- João Talone
- Luís Menezes
- Mário Ferreira
- Pedro Carvalho
- Pedro Violas