A pesca do goraz está proibida a partir de quarta-feira, após a frota portuguesa ter esgotado a quota de capturas desta espécie, avançou nesta sexta-feira a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

“Considerando o atual nível de descargas efetuadas pela frota portuguesa de goraz (‘Pagellus bagaraveo’), nas águas da União e águas internacionais da subzona nove, verifica-se que a quota de pesca atribuída a Portugal encontra-se esgotada“, lê-se numa nota da DGRM.

A subzona nove corresponde às águas portuguesas.

Assim, a pesca, manutenção a bordo, transbordo e descarga de goraz em águas portuguesas está proibida “a partir das 24h00 horas do dia 18 de junho de 2024”.

Em abril, a DGRM já tinha avisado que a pesca do goraz poderia vir a ser encerrada, uma vez que Portugal já tinha utilizado 80% da quota.

A DGRM é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa, que tem por objetivo o desenvolvimento da segurança e serviços marítimos, a execução das políticas de pesca e a preservação dos recursos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR