Em atualização
O furacão Beryl atingiu a classificação de “potencialmente catastrófico”, sendo elevado à categoria 5 no leste do mar das Caraíbas, indicou o centro de furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla inglesa).
“Espera-se que traga ventos que ameaçam vidas e tempestades na Jamaica no final desta semana”, de acordo com uma nota publicada na segunda-feira no portal do NHC.
Barbados, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Granada estão sob alerta de furacão, enquanto Martinica, Tobago e Dominica estão sob alerta de tempestade tropical, detalhou o NHC em comunicado.
Key Messages for Hurricane #Beryl at 5pm AST June 30th:
Extremely dangerous Category 4 hurricane approaching Windward Islands, with highest risk of the core going over St. Vincent & the Grenadines, and Grenada early Monday Morning. All preparations should be rushed to… pic.twitter.com/8Lsvtoy4Wy
— National Hurricane Center (@NHC_Atlantic) June 30, 2024
Entretanto, houve “relatos generalizados de destruição e devastação em Carriacou e Petite Martinique”, disse o primeiro-ministro de Granada, Dickon Mitchell, numa conferência de imprensa esta segunda-feira à tarde, citada pela CNN. “Em meia hora, Carriacou foi arrasada”. Mitchell disse que não havia relatos imediatos de mortes ou ferimentos, mas avisou que isso poderia mudar.
Também o Presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou nesta segunda-feira que o país está “pronto a ajudar Porto Rico e as Ilhas Virgens Americanas” e a “garantir a segurança de todos os cidadãos norte-americanos”.
A 28 de junho, o Beryl formou-se como tempestade tropical no Oceano Atlântico e já no dia a seguir passou a ser considerado furacão e passou à categoria 4, ultrapassando o recorde de furacão mais cedo classificado com este nível — em apenas 42 horas. Os ventos sopram a mais de 200 quilómetros por hora.
A temporada de furacões na bacia atlântica, que começou em 1 de junho, registou até agora a formação de duas tempestades tropicais, Alberto e Beryl, tendo este último evoluído para o primeiro furacão da temporada.
Este ano, o Atlântico terá uma temporada de furacões acima da média, com a possibilidade de ocorrência de até treze furacões, dos quais até sete poderão ser de grandes dimensões, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês).
As previsões apontam para a formação de um total de 17 a 25 tempestades este ano, ou seja, com ventos máximos sustentados superiores a 62 quilómetros por hora.
Nas redes sociais, proliferam imagens do furação, e a NASA revelou um vídeo da manhã desta segunda-feira.
The @Space_Station captured this footage of Hurricane Beryl in the Atlantic Ocean on the morning of Monday, July 1.
What's the station seeing now? Watch our 24/7 live feed:https://t.co/y56LYTwdPd pic.twitter.com/BC35UqK2EU
— NASA (@NASA) July 1, 2024
In Bridgetown, Barbados, the party boat "Jolly Roger" has sunk due to hurricane Beryl….pic.twitter.com/35SE6uiS1J
— Volcaholic ???? (@volcaholic1) July 1, 2024
Wrecked boats in Christ Church, #Barbados. ????: Biggie Irie#HurricaneBeryl pic.twitter.com/uREKf1zcV9
— ???????????????????? ????. ???????? (@RandomHeroWX) July 1, 2024
Storm surge in Barbados due to Hurricane Beryl….pic.twitter.com/RCr2YXSbqr
— Volcaholic ???? (@volcaholic1) July 1, 2024
#HurricaneBeryl strikes Trinidad and Tobago. pic.twitter.com/euO6udosFV
— ???????????????????? ????. ???????? (@RandomHeroWX) July 1, 2024
Furacão Beryl:
É agora um grande furacão com ventos de 185 km/h. Impactará as Ilhas de Barlavento(Caribe), como um na categoria 4/5 na manhã de segunda-feira. Em 42 horas, passou de uma depressão tropical a um grande furacão. Ver isto ao final de junho é praticamente inédito. pic.twitter.com/bsO4FVZSnS— Ciro Salla – ⓟ (@cirosalla) June 30, 2024
Those mesovorticies! I never thought I would see something like this in June. Unreal. pic.twitter.com/DjYjGOnCss
— Dylan Federico (@DylanFedericoWX) June 30, 2024
Caribe, Granada: Um êxodo de veleiros está em andamento com a aproximação do furacão Beryl. pic.twitter.com/bQ8XElFIHx
— Verdades e Nada Mais ???? (@VerdadeseNadaMa) June 30, 2024
A trajetória do furacão Beryl ainda é incerta. Escreve a CNN que é esperado que siga para oeste ou noroeste sobre o mar das Caraíbas até quinta-feira, e espera-se que continue a ser um grande furacão — de categoria 3 ou mais forte — até meio da semana, antes de perder um pouco de força.
O centro do Beryl poderá passar a sul da Jamaica na quarta-feira e impactar o país, mesmo que não atinja a costa.