A sonda Curiosity, enviada para Marte pela NASA em 2022, fez uma nova descoberta quando, ao passar por cima de uma rocha, a partiu. Lá dentro estavam uns cristais verdes amarelados, nunca antes encontrados no planeta vermelho. Segundo a agência espacial dos EUA, trata-se de enxofre puro.

“Acho que foi a descoberta mais estranha de toda a missão e mais inesperada”, disse Ashwin Vasavada, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, na Califórnia, à CNN International. “Tenho de dizer, há muita sorte envolvida aqui. Nem todas as rochas têm algo interessante dentro delas”, acrescentou.

Sonda Curiosity da NASA capta primeira imagem “com tanta clareza” de um pôr do sol em Marte

A descoberta foi feita a 30 de maio, sete meses depois de a Curiosity ter começado a explorar uma região de Marte rica em sulfatos — um tipo de sal que contém enxofre e que se forma com a evaporação da água, explica o site da NASA. De acordo com a agência, enquanto que as descobertas anteriores foram de minerais à base de enxofre esta é “feita de enxofre elementar, ou puro”. “Não é claro qual a relação, se é que existe alguma, que o enxofre elementar tem com outros minerais à base de enxofre na área”, lê-se na publicação.

“Encontrar um campo de pedras feitas de enxofre puro é como encontrar um oásis no deserto”, acrescentou cientista Ashwin Vasavada. “Não devia estar ali, por isso agora temos de o explicar. Descobrir coisas estranhas e inesperadas é o que torna a exploração planetária tão excitante”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR