Depois da tempestade em forma de Volta a França, a bonança chegará em agosto. No dia seguinte a confirmar a sua terceira vitória no Tour, Tadej Pogacar anunciou que não estará presente nos Jogos Olímpicos, desfalcando a seleção da Eslovénia a poucos dias do início da competição. Domen Novak foi o escolhido para substituir o corredor da UAE Team Emirates.

“Infelizmente, Tadej Pogacar não estará nos convocados. Ele será substituído pelo colega Domen Novak. Desejamos a Domen tudo de bom e sucesso. Mais uma vez, Tadej, parabéns pela vitória no Tour de França!”, partilhou o Comité Olímpico da Eslovénia, em comunicado.

“Estou muito cansado. Quero ver a minha família, estar com a Urska [a noiva], recarregar baterias porque os últimos meses foram dedicados ao Giro e ao Tour”, começou por dizer o vencedor da 111.ª edição da Volta a França em declarações ao Vecer. O esloveno aproveitou ainda para voltar a descartar a presença na Vuelta, que começa em Portugal, ainda que tenha frisado que lhe “passou pela cabeça” tentar vencer as três Grandes Voltas num só ano: “A cereja no topo do bolo seria um bom agosto, um pouco de relaxamento e preparação para os Campeonatos do Mundo onde quero dar o meu melhor”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por sua vez, Johnny Carera, empresário de Pogacar, confirmou a presença de Tamau nos Mundiais da Suíça. “Os Campeonatos do Mundo estão certos. É o seu outro grande objetivo. Acredito que o mesmo pode ser dito da Lombardia”, disse o representante em comunicado enviado à Bicisport.

A mudança de treinador, o fisioterapeuta de Tsitsipas e o fim da massa ao pequeno-almoço: como Pogačar deixou os adversários para trás

Polémica pode ter afastado Pogacar de Paris

Nas últimas semanas as escolhas da seleção eslovena de ciclismo para os Jogos Olímpicos fizeram correr muita tinta no país. Se na vertente masculina Matej Mohoric (Bahrain Victorious), Jan Tratnik (Visma-Lease a Bike) e Luka Mezgec (Jayco AlUla) foram escolhidos, sem surpresa, para acompanhar Pogacar, não se pode dizer o mesmo da convocatória feminina.

Urska Zigart, a companheira de Tadej Pogacar, ficou fora das escolhas do selecionador Gorazd Penko, mesmo depois de ter conquistado os títulos de fundo e contrarrelógio do país. A escolha gerou críticas públicas do casal à Federação Eslovena de Ciclismo. Urska acusou o selecionador de se mover por “interesses pessoais”, ao passo que Tadej lamentou a decisão de deixar de fora a “melhor ciclista da Eslovénia”.