Este artigo é da responsabilidade da AS – Agência de Marketing e Comunicação para Autores

Analita Santos, ativista literária, mentora de escritores emergentes e autora de Erros de Português Nunca Mais, livro dedicado a dúvidas linguísticas que figurou no top nacional de vendas de não-ficção, quis criar um projeto que juntasse o marketing com a paixão da escrita: “Cada autor possui uma voz única que merece ser ouvida, uma história singular que merece ser contada e uma visão que merece ser conhecida”, lê-se no website da agência.

Analita Santos, ativista literária e fundadora da AS

A AS, agência exclusivamente dedicada ao ofício da escrita, integra na sua equipa parceiros estratégicos de referência nacional, profissionais independentes com experiência e gosto pela literatura que asseguram a maior qualidade dos serviços prestados desde edição, revisão, paginação, design editorial e, como consta no nome da agência, marketing e comunicação.

Qual a necessidade deste tipo de serviço em Portugal? A verdade é que os portugueses leem cada vez mais, nomeadamente os jovens. A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) desenvolveu, no ano passado, um estudo que indica que 62% da população nacional comprou livros, sendo as pessoas entre os 15 e os 34 anos as que mais compraram. Porém, os livros em língua inglesa estão a ganhar terreno neste mercado em relação às obras nacionais. A APEL indicou que a venda de livros em inglês representou, no primeiro trimestre de 2024, um crescimento de 33% em relação ao mesmo período do ano passado, o que está a gerar preocupação nos editores portugueses. Os livros editados no Reino Unido ou nos EUA «têm tiragens infinitamente superiores», diz Pedro Sobral, presidente da APEL.

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Deste facto parte outro objetivo da AS: num mercado editorial no qual os escritores internacionais obtêm a preferência dos leitores (e das editoras), a combinação de qualidade literária na escrita com estratégias de marketing e comunicação torna-se essencial para o êxito dos autores nacionais.

Isto deve-se, em maior parte, ao fenómeno do booktok, uma comunidade de amantes de literatura que se instalou no Tiktok e se espalhou por outras redes sociais. Os chamados influencers literários dominam o mercado livreiro como nunca visto, recomendando, sobretudo, livros de autoria estrangeira e do género Young Adult (YA).

Com isto, a necessidade de estar presente enquanto autor nestes espaços online ganhou, desde a pandemia, uma importância notável. Agora, um autor precisa de estar a par das tendências do mundo digital, de se fazer visível e criar uma audiência online através das redes sociais ou de um website próprio, sem esquecer a presença em eventos literários, feiras do livro, clubes de leitura.

A qualidade literária continua a ser um imperativo, sendo igualmente importante para os autores portugueses perceberem se a sua escrita é mais comercial ou literária. Este posicionamento influenciará a sua presença online, estratégia de comunicação e marca pessoal.

Apesar destas alterações no mundo literário, o foco do escritor deverá ser sempre a escrita. A AS propõe uma estreita colaboração com os autores no aperfeiçoamento da escrita através da edição e revisão cuidadas, garantindo posteriormente que as obras são promovidas de forma clara e marcante, independentemente de o escritor ser representado por uma editora tradicional ou preferir o modelo de publicação independente. “Estamos aqui para ajudar a dar vida e visibilidade às suas palavras, seja um aspirante a escritor que quer construir uma carreira literária, um profissional que deseja promover o seu negócio através de um livro, uma editora, ou alguém que quer partilhar a sua história pessoal para inspirar outros”, lê-se no website.

Saiba mais no website da AS.