Donald Trump quer regressar ao local onde foi vítima de uma tentativa de assassinato. O ex-Presidente e novamente candidato à Casa Branca pelo partido republicano prometeu esta quarta-feira que ia fazer um novo comício em Butler, na Pensilvânia.
“Vou voltar a Butler, Pensilvânia para um grande e belo comício, honrando a alma do nosso amado herói bombeiro, Corey, e os corajosos patriotas que foram feridos há duas semanas”, escreveu Trump na sua rede social Truth Social.
No dia 13 de julho, o candidato republicano discursava num evento ao ar livre em Butler, quando um jovem de 20 anos, Thomas Crooks, disparou oito tiros. Um dos tiros atingiu Donald Trump, ferindo-o na orelha direita. Outras duas pessoas ficaram feridas e um homem morreu. Corey Comperatore tinha 50 anos e colocou-se à frente da mulher e das filhas para as proteger do tiroteio, acabando por morrer.
Bombeiro “mergulhou” para proteger a mulher e as filhas. Quem é a vítima mortal do ataque a Trump?
Segundo Trump, o regresso será um momento de lembrança, mas também de luta. “Que dia que vai ser — lutem, lutem, lutem!”, escreveu ainda, utilizando aquele que se tornou um dos lemas da sua campanha. Apesar da promessa, o ex-Presidente deixou os detalhes para mais tarde: “fiquem atentos”, apelou.
A Pensilvânia é um Estado tradicionalmente democrata. Nas oito eleições presidenciais realizadas desde 1992, o partido, atualmente liderado por Joe Biden, conseguiu sete vitórias. A exceção foram as eleições de 2016, em que o candidato republicano era, precisamente, Donald Trump.
O Estado no nordeste do país é um dos que tem maior peso nas eleições, contando com 19 votos no colégio eleitoral. Em 2016, os republicanos conseguiram uma estreita vitória com 48,2% dos votos, contra os 47,5% dos democratas.
Se se verificar, o regresso de Trump a Butler será já na qualidade de candidato oficial do partido republicano, depois de ter sido nomeado como tal na Convenção do Partido, na semana imediatamente a seguir ao ataque.
Trump recebido como um herói na convenção do Partido Republicano
Na convenção, Trump, de penso na orelha e punho erguido, foi recebido como um herói e os mesmos gritos que deixou na sua publicação de “lutem, lutem, lutem”. O ex-Presidente saiu de Milwaukee com a nomeação oficial e também um vice-Presidente, JD Vance, outra mudança num possível regresso à Pensilvânia.