Os acontecimentos começaram a precipitar-se um ano antes, no dia 13 de maio de 1981, quando Mehmet Ali Agca, um turco com ligações a um grupo nacionalista, deixou o Papa João Paulo II entre a vida e a morte, depois de o atingir a tiro, em plena Praça de São Pedro, em Roma.
Foi depois de lhe terem apontado a “estranha coincidência” — tinha sido alvejado com gravidade no mesmo dia e praticamente à mesma hora das aparições de 1917, na Cova da Iria —, que João Paulo II começou a fazer planos de visitar Portugal pela primeira vez.
Tinha a certeza de que se tinha sobrevivido ao atentado não tinha sido por acaso. E queria agradecer por isso à Virgem, no Santuário de Fátima.
O que o Papa polaco não tinha como saber é que, a partir do momento em que decidiu fazer a viagem, outro homem tinha também feito uma resolução, muito própria, que haveria de culminar num novo atentado contra a sua vida — agora em solo português e nada menos do que um ano depois do ataque de Ali Agca.
Juan Fernández Krohn, um padre espanhol, ultraconservador e anti-comunista, já tinha decidido há muito que ia assassinar João Paulo II, o primeiro não-italiano em quase 500 anos e o primeiro Papa da história a vir de um país da Europa de Leste, dominada pelo comunismo e por Moscovo.
Quando percebeu que o Papa Wojtyla se preparava para visitar Portugal, soube imediatamente que era ali que tinha de levar a cabo o atentado. E o segredo de Fátima tinha tudo a ver com essa decisão.
Este é o ponto de partida de “Matar o Papa”, o Podcast Plus do Observador que recua a 1982 para revelar toda a história da noite em que este padre ordenado por Marcel Lefebvre tentou assassinar João Paulo II em Portugal — justamente quando o único objetivo do Papa em solo nacional era agradecer ter sobrevivido um ano antes em Roma.
É uma série para ouvir em seis episódios, narrada pelo ator Pedro Laginha e com banda sonora original de Rodrigo Leão, que conta ainda com a participação especial do ator Adriano Luz, na voz de Juan Fernández Krohn.
Pode ouvir todos os episódios aqui:
Estreia. “Matar o Papa”. Episódio 1: “O Anticristo em Fátima”