Um novo vídeo, gravado por James Copenhaver, mostra um ângulo diferente dos momentos que antecederam o tiroteio no comício de Donald Trump, no dia 13 de julho. Nas imagens, é possível ver uma pessoa a caminhar no mesmo telhado de onde o atirador disparou poucos minutos depois. Copenhaver foi um dos dois homens que ficou ferido no ataque ao candidato republicano.

Trump de costas a falar para uma multidão vestida de vermelho, onde se erguem alguns cartazes. Atrás do público um edifício branco, com um telhado de chapa, no qual é possível ver a cabeça de uma figura a caminhar. São estas as imagens do vídeo, obtido e partilhado esta quarta-feira pela Fox News.

O canal informa que o vídeo terá sido gravado por volta das 18h08, três minutos antes de o primeiro tiro ter sido disparado em Butler, Pensilvânia, segundo o relatório da investigação do FBI.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de a distância tornar impossível identificar com certeza a pessoa que caminha no telhado, a linha temporal e os restantes relatos que já foram feitos sobre a tentativa de assassinato de Donald Trump, indicam que a pessoa no vídeo é Thomas Crooks.

Olhando para a ordem dos acontecimentos que a CBS News reuniu nos dias a seguir ao ataque, este vídeo terá sido gravado imediatamente antes de alguns presentes no comício terem alertado a polícia para a presença do atirador no telhado, momento que aconteceu às 18h09.

James Copenhaver já tinha parado de filmar dois minutos depois, quando Thomas Crooks disparou o primeiro tiro, que atingiu Donald Trump na orelha direita, afirmou o seu advogado, Joseph Feldman.

À Fox News, Feldman relatou ainda que o homem saiu do hospital, na passada segunda-feira, e está a recuperar num centro de reabilitação. Copenhaver foi um dos dois homens da audiência que ficou ferido no tiroteio, tendo sido atingido no braço e na zona abdominal. Para além dos três feridos, incluindo o ex-Presidente Trump, um terceiro homem morreu.