Rotular a mulheres sem filhos enquanto “cat ladies” e criticar a sua forma de vida não passou, afinal, de uma “piada”. Usha Vance, mulher do candidato republicano à vice-presidência dos EUA, JD Vance, acorreu em defesa do marido, que teceu comentários sobre mulheres com gatos e sem filhos, com ênfase para as democratas em cargos executivos e de administração do país.

Numa entrevista à Fox News, a sua estreia a solo, Usha Vance argumentou que o recuperado escrutínio aos comentários do marido é desnecessário. “A realidade é que ele fez uma citação — quer dizer, fez uma piada, a propósito de um ponto que queria fazer e que era substantivo”, disse ela.

“Só queria que, às vezes, as pessoas falassem sobre essas coisas e que passássemos muito menos tempo a analisar esta ou aquela frase de três palavras”, apelou ainda Usha Vance, esclarecendo que o marido queria destacar o quanto poder ser “difícil ser pai ou mãe” nos EUA.

Em 2021, JD Vance responsabilizou a “esquerda sem filhos”, referindo-se aq membros do partido democrata como Alexandra Ocasio-Cortez, Pete Buttigieg e Kamala Harris por alguns males dos Estados Unidos. Afirmou mesmo que o país era gerido por “um bando de mulheres com gatos e sem filhos que se sentem miseráveis com as suas vidas e com as escolhas que fizeram” e afirmou que a revolução sexual dos anos 60 e 70 fez as pessoas acharem que, para resolverem relações “infelizes, algumas das quais até talvez violentas”, a solução era “mudar de marido como quem muda de roupa interior”, levando ao surgimento de crianças “disfuncionais”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quem é realmente J.D. Vance, o vice que já foi muito crítico de Trump? E o que representa a sua escolha?

Mais recentemente, acusou o atual Presidente dos EUA de estar a permitir a entrada de drogas pela fronteira com o México como uma espécie de estratégia deliberada. “Parece intencional, parece que Joe Biden quer castigar aqueles que não votaram nele”, afirmou. Imediatamente após a tentativa de assassinato de Donald Trump, foi dos primeiros a sugerir que Biden contribuiu para incentivar o ato violento, ao retratar o republicano como “um fascista que é necessário travar a qualquer custo”.

As declarações de JD Vance sobre mulheres sem filhos, recuperadas a propósito da sua nomeação enquanto candidato à vice-presidência dos EUA, geraram uma onda de indignação dos EUA e levaram as atrizes Jennifer Aniston e Whoopi Goldberg, bem como a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, a juntaram-se às vozes críticas do candidato republicano à vice-presidência dos EUA.

EUA: Aniston, Goldberg e Clinton criticam JD Vance por comentários sobre mulheres sem filhos com gatos

“Não acredito que isto venha de um potencial vice-presidente dos Estados Unidos“, sublinhou a protagonista da série Friends no Instagram.”Rezo para que a sua filha tenha a sorte de ter os seus próprios filhos um dia. Espero que ela não tenha de recorrer à fertilização in vitro como segunda opção, porque também se está a tentar tirar-lhe isso”, realçou a atriz.

Hillary Clinton recorreu à rede social X para partilhar um excerto de uma intervenção televisiva de JD Vance e utilizou a ironia como arma de arremesso aos comentários: “Que tipo normal e simpático que certamente não odeia que as mulheres tenham liberdade”.