Taylor Swift cancelou os três concertos que tinha agendado para Viena da Eras Tour. As autoridades austríacas anunciaram esta quarta-feira a detenção de dois homens, suspeitos de planear um ataque terrorista no concerto da estrela pop.
“Não temos outra escolha se não cancelar os três concertos agendados pela segurança de todos”, informou a promotora Barracuda Music, indicando que quem comprou bilhete terá direito a um reembolso.
Esta quarta-feira, um rapaz de 19 anos foi detido esta quarta-feira de manhã, tendo sido identificadas possíveis ligações ao grupo terrorista autoproclamado Estado Islâmico. Durante a tarde, foi detido um outro suspeito, relatou a polícia austríaca em conferência de imprensa. Segundo os media locais, o segundo detido será um rapaz de 17 anos e a polícia ainda está à procura de outros três suspeitos.
Apesar de as autoridades terem neutralizado o ataque, continua a existir uma “ameaça abstrata”. O suspeito de 19 anos teria já jurado fidelidade ao Estado Islâmico e tinha planos detalhados para um ataque ao estádio Ernst Happel. Para além disso foram encontradas substâncias químicas, que são utilizadas para construir explosivos, informou o chefe da polícia Gerhard Pürstl. Ambos os suspeitos terão sido radicalizados através da internet.
A operação antiterrorista das autoridades austríacas começou na manhã de quarta-feira em Ternitz, onde foi detido o primeiro suspeito, a 65 quilómetros da capital. Estendeu-se depois ao longo de várias horas durante as quais um lar de idosos e outros edifícios foram evacuados e foram montados bloqueios de estradas, de acordo com a agência de notícias austríaca APA. O segundo suspeito acabou por ser detida em Viena.
[Já saiu o segundo episódio de “Um rei na boca do Inferno”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de como os nazis tinham um plano para raptar em Portugal, em julho de 1940, o rei inglês que abdicou do trono por amor. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no YouTube. Também pode ouvir aqui o primeiro episódio. ]
Pürstl declarou ainda que uma possível decisão de adiar os concertos teria de ser tomada pelos organizadores. “Como autoridades de segurança, não podemos simplesmente cancelar o evento e não fazemos recomendações. A polícia assegura a segurança e transmite os factos à organização”, acrescentou.
Nesse sentido, a polícia anunciou que as buscas e os controlos de acesso vão ser mais apertados. Para além disso, vão ser destacadas forças especiais à paisana e equipas de explosivos, com cães-polícia. São esperados 65 mil espetadores dentro do estádio — cuja lotação está esgotada — para além de pelo menos 20 mil fãs no exterior.
Taylor Swift tinha concertos agendados na capital austríaca esta sexta-feira, sábado e domingo.
Notícia atualizada às 21h22 com as informações sobre o cancelamento dos concertos