A Arábia Saudita veio para ficar no que ao futebol diz respeito. O mais recente nome associado ao futebol saudita e aos milhões de euros que lhe são inerentes é o de Vinicius Jr., astro brasileiro do Real Madrid. O avançado terá sido acenado com uma proposta superior a mil milhões de euros e, segundo a Reuters, está disponível para a aceitar, embora não tenha sido feita qualquer proposta final e formal.

Para além desta oferta milionária, que seria dividida por cinco anos de contrato, com um ordenado de 200 milhões de euros por ano mais bónus, a proposta saudita contempla ainda um contrato de 10 anos para Vinicius se tornar embaixador do Campeonato do Mundo de 2034, que será realizado na Arábia Saudita. A mesma fonte acrescenta que estes termos ainda vão ser discutidos.

A imprensa espanhola acrescenta que a proposta foi feita pelo Al-Ahli Jeddah, clube onde atuam o Édouard Mendy, Kessié, Mahrez e Firmino, e que pertence ao Fundo de Investimento Público saudita (PIF), que detém ainda o Al Hilal, Al-Ittihad e Al Nassr. Contudo, a Marca escreve que o PIF informou os clubes que não tem dinheiro para distribuir, pelo que qualquer contratação tem de ser suportada pelos clubes.

Ao que tudo indica, o Real Madrid não está interessado em negociar o passe do brasileiro e, de acordo com a Reuters, que cita uma fonte próxima do jogador, não pretende abdicar dos mil milhões de euros que fixados na sua cláusula de rescisão. O AS acrescenta que não há a possibilidade da proposta rondar esse valor, podendo ficar-se pelos 400 milhões. Vinicius tem contrato até 2027, depois de o ter renovado em 2022.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Já saiu o terceiro episódio de “Um Rei na Boca do Inferno”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de como os nazis tinham um plano para raptar em Portugal, em julho de 1940, o rei inglês que abdicou do trono por amor. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no YouTube. Também pode ouvir aqui o primeiro e o segundo episódio]

Durante a tarde de segunda-feira e já depois de começarem a circular as notícias que o ligavam à Arábia Saudita, o jogador de 24 anos recorreu às redes sociais para partilhar uma fotografia com Bellingham e Mbappé, em que os três aparecem bem-dispostos e sorridentes.