O pai do futebolista do Barcelona Lamine Yamal foi esfaqueado esta quarta-feira num parque de estacionamento em Mataró, na província de Barcelona. A notícia foi avançada na noite de quarta-feira pelo jornal espanhol La Vanguardia, que acrescenta que Mounir Nasraoui foi transportado para o hospital Can Ruti de Barcelona. As autoridades já detiveram três pessoas, acusadas de tentativa de assassinato, segundo o El Mundo.

Na manhã desta quinta-feira, os Mossos d’Esquadra detiveram um quarto suspeito, depois de terem recolhido testemunhos iniciais sobre o ataque. Já os três suspeitos, que foram detidos logo a seguir ao ataque, prestaram declarações na esquadra. As autoridades têm agora 72 horas (a contar da hora da detenção) para levar os quatro suspeitos a tribunal ou libertá-los, relata o mesmo jornal espanhol.

As informações sobre o estado do pai do jogador de futebol diferem. Mounir Nasraoui terá sido esfaqueado duas vezes na barriga, informa o El Mundo.  Inicialmente, o La Vanguardia indicou que o homem se encontrava em estado grave, mas atualizou a notícia com a informação de que, apesar disso, está “estável”. Já o jornal Sport, que confirmou as notícias do ataque junto de fontes próximas, refere que o pai do futebolista estava consciente quando chegou ao hospital e se encontra fora de perigo.

Já na tarde de quinta-feira Mounir Nasraoui recorreu às redes sociais para agradecer o apoio e garantir que está bem. “Obrigado a todos pelo vosso ânimo, já estou melhor, um forte abraço para todos”, escreveu o pai do jogador de futebol, num story publicado no seu Instagram.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mensagem do pai de Lamine Yamal

[Já saiu o terceiro episódio de “Um Rei na Boca do Inferno”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de como os nazis tinham um plano para raptar em Portugal, em julho de 1940, o rei inglês que abdicou do trono por amor. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no YouTube. Também pode ouvir aqui o primeiro e o segundo episódio]

O ataque aconteceu no bairro de Rocafonda de Mataró, onde vive a família de Lamine Yamal. Moradores citados pelo La Vanguardia disseram que o pai do jovem estava a passear o cão quando foi intercetado por alguns homens. Durante um confronto, acabou por ser esfaqueado.

A imprensa espanhola relata que a investigação está ao cargo dos Mossos d’Esquadra de Mataró. Em colaboração com a polícia municipal, esta força policial já identificou e questionou várias testemunhas do crime.

Yamal, de 17 anos, é uma das mais novas estrelas do futebol mundial. Jogador do Barcelona, foi um dos elementos preponderantes da seleção espanhola que conquistou o Europeu deste ano. Nesta competição, bateu vários recordes. Ao marcar frente à França, nas meias-finais, tornou-se o mais novo futebolista da história a marcar na fase final de um Campeonato da Europa.  Já na sua estreia no Europeu, diante da Croácia, escreveu o seu nome na história como o titular mais jovem na fase final do torneio, com 16 anos, 11 meses e dois dias. A nível mundial, destronou Pelé como o mais precoce a disputar uma meia-final de uma grande competição.

Notícia atualizada às 15h32 com a mensagem de Mounir Nasraoui no Instagram