A startup chinesa de veículos autónomos WeRide recebeu autorização para testar os seus robotáxi com passageiros na Califórnia. A decisão, esta terça-feira conhecida, foi tomada no início do mês pelo regulador de serviços públicos do estado norte-americano, a California Public Utilities Commission (CPUC). A autorização é válida para os próximos três anos.
A empresa passa a ter, segundo o Tech Crunch, que avançou a notícia, luz verde para testar os seus robotáxi na via pública, na Califórnia, enquanto transporta passageiros, com ou sem a presença de um motorista de segurança ao volante. Por outro lado, a WeRide continua a estar proibida de cobrar pelas viagens e de as oferecer ao público em geral. Os testes serão conduzidos com grupos selecionados de passageiros, mas não há detalhes sobre como serão escolhidos.
Neste momento, a WeRide tem uma frota composta por 12 veículos autónomos e os testes vão decorrer na cidade californiana de San José e arredores. A startup chinesa, que foi fundada em 2017, já tinha, há cerca de três anos, obtido uma licença para testar os robotáxi na Califórnia, mas dessa vez sem passageiros.
A autorização para o transporte de passageiros nos robotáxi surge numa altura em que a WeRide quer entrar na bolsa de Nova Iorque, com uma avaliação de quase cinco mil milhões de dólares. Além disso, segundo a agência Reuters, que cita fontes com conhecimento do tema, a decisão da Califórnia foi tomada quando existem rumores de que os EUA estão a considerar a proibição de veículos com sistemas desenvolvidos na China devido a preocupações de segurança nacional.
As preocupações norte-americanas com produtos chineses são antigas e não abrangem apenas os veículos autónomos. Neste momento, devido a receios de que seja utilizado como ferramenta de espionagem ao serviço de Pequim, o TikTok está sob ultimato: ou corta os laços que tem com a China, por ser propriedade de uma empresa chinesa (a ByteDance) ou será proibido nos EUA, mercado onde tem cerca de 170 milhões de utilizadores.
TikTok sob ultimato: ou corta laços com a China ou será proibido nos EUA. O que vai acontecer?