Um homem de 80 anos, desaparecido há três dias em Rio de Mouro, concelho de Sintra, foi esta sexta-feira localizado através de drones e resgatado com vida, tendo sido transportado para uma unidade hospitalar, adiantou a PSP.

O Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP realçou, em comunicado, que o idoso foi localizado através de drones [veículos aéreos não tripulados] pelas 17h46 desta sexta-feira.

“Contudo e por se encontrar numa zona de difícil acesso, os polícias e a assistência médica só conseguiram chegar ao mesmo pelas 18h23”, pode ler-se no comunicado.

Depois de ter recebido assistência pelos bombeiros no local, foi retirado e transportado para unidade hospitalar para observação, encontrando-se “consciente mas debilitado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Já saiu o terceiro episódio de “Um Rei na Boca do Inferno”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de como os nazis tinham um plano para raptar em Portugal, em julho de 1940, o rei inglês que abdicou do trono por amor. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no YouTube. Também pode ouvir aqui o primeiro e o segundo episódio]

O alerta para o desaparecimento tinha sido dado em 13 de agosto e, nesse mesmo dia, o homem tinha conseguido contactar o filho, sem no entanto ter sido possível “recolher as informações necessárias para uma rápida localização”, explicou ainda a PSP.

O dispositivo operacional para a localização do desaparecido contou com agentes da PSP de Sintra, apoiados pela Unidade Especial de Polícia (UEP), através do grupo cinotécnico (GOC), equipa de operadores de VANT (drones), bombeiros locais, vizinhos e familiares, acrescentou a mesma fonte.