Sphen era um pinguim, da espécie pinguim-gentoo, cuja história de amor com o seu parceiro, Magic, que é do mesmo sexo, se tornou num símbolo de igualdade. O casal de pinguins ficou famoso em 2018 quando começaram a ser divulgadas notícias sobre o casal de pinguins homossexuais que existia no Sea Life Sydney Aquarium.
A dupla de pinguins celebrou recentemente o sexto aniversário juntos e adotou, de forma bem sucedida, duas crias, Sphengic, em 2018, e Clancy, em 2020. O impacto do casal pelo mundo fora como um símbolo de igualdade foi grande, segundo afirmou o Sea Life Sydney Aquarium num comunicado esta quinta-feira, citado pelo The Guardian. A sua história inspirou um carro alegórico de carnaval, foi incluída no programa de ensino da Nova Gales do Sul e apareceu na série ‘Atypical’ da Netflix.
[Já saiu o quarto episódio de “Um Rei na Boca do Inferno”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de como os nazis tinham um plano para raptar em Portugal, em julho de 1940, o rei inglês que abdicou do trono por amor. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. Também pode ouvir aqui o primeiro, o segundo e o terceiro episódios]
“A morte recente de Sphen tem sido desoladora para a colónia de pinguins, para a equipa e para todos os que se inspiraram ou tiveram um impacto positivo na história de Sphen e Magic”, afirmou o diretor-geral do aquário, Richard Dilly, na quinta-feira. “Queremos aproveitar esta oportunidade para refletir e celebrar a vida de Sphen, recordando o ícone que ele foi, a ligação única que partilhou com Magic e o impacto positivo que teve no mundo”
Sphen morreu de causas naturais em agosto, quando se aproximava do seu 12º aniversário. O seu parceiro, que é quatro anos mais novo, foi levado para junto dele para que isso o ajudasse a processar a perda e a compreender que o seu companheiro não regressaria. A reação que teve foi inesperada. “Ele começou imediatamente a cantar, o que foi correspondido pela colónia de forma muito bonita”, referiram ainda do aquário. A equipa está agora focada no bem-estar de Magic, que enfrenta uma primeira época de reprodução sem o seu parceiro.