Macau baixou esta sexta-feira o nível de alerta de tempestade de 8 para 3, à medida que o super tufão Yagi se afasta do território.
O sinal 3 foi emitido às 14h00 (7h00 em Lisboa), prevendo-se que o Yagi, atualmente na parte norte do mar do Sul da China, continue a mover-se para noroeste, em direção às regiões entre a península de Leizhou e a ilha de Hainão, de acordo com um comunicado dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) de Macau.
No entanto, “devido à influência da circulação externa e da banda de chuva do Yagi, prevê-se que esta sexta-feira continuem aguaceiros e trovoadas, com ventos fortes”, acrescentaram os SMG, indicando que o sinal deverá manter-se durante a tarde.
A China está esta sexta-feira a preparar-se para receber o impacto do super tufão Yagi, que vai levar ventos e chuvas fortes às regiões do sul do país, entre esta tarde e domingo.
Pelo menos 15 pessoas morreram nas Filipinas, a maioria na ilha de Luzon, onde se situa Manila, devido à passagem do Yagi, disseram na quarta-feira as autoridades de Manila.
Macau emite alerta à aproximação da tempestade tropical Yagi
Com o sinal 3 é retomado o funcionamento de transportes e serviços públicos, bem como a circulação rodoviária nas pontes e, gradualmente, ligações marítimas e aéreas.
A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, cuja emissão depende da proximidade da tempestade e da intensidade do vento.
Em setembro de 2018, o tufão Mangkhut provocou 40 feridos e inundações graves no território. Um ano antes, o Hato causou 10 mortos e 240 feridos.