Um funcionário de um restaurante em Cascais saltou para o mar na arriba da Boca do Inferno, para resgatar uma jovem que estava inconsciente na água, na passada quinta-feira. Várias pessoas ajudaram a retirar as duas pessoas da água, antes de as autoridades sequer chegarem ao local.
A jovem norte-americana, de 26 anos, terá caído ao mar na Boca do Inferno, uma zona de arribas em Cascais e estava inconsciente na água quando foi vista por algumas pessoas que estavam no local. Pedro Santos, funcionário do restaurante Mar do Inferno, saltou para a água para a salvar, arrastando a jovem até às rochas. O momento foi captado e partilhado nas redes sociais do restaurante.
Junto às rochas, foi ajudado por outros funcionários do restaurante, com recurso “a cordas e mangueiras”. Os serviços de resgate chegaram ao local quando ambos já estavam em terra, onde assistiram a jovem com manobras de reanimação, segundo um comunicado da Autoridade Marítima Nacional.
“Na sequência de um alerta recebido pelas 19h20 (…) foram ativados de imediato para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Cascais e tripulantes da Estação Salva-vidas de Cascais. Foram ainda ativados elementos dos Bombeiros Voluntários de Cascais e do INEM”, pode ler-se no comunicado, em que a Autoridade Marítima confirma que “a vítima [foi] retirada da água por populares”. Posteriormente, a jovem foi levada para o hospital pelo INEM.
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cascais recorreu ao Instagram para assinalar “a coragem” do funcionário do restaurante. “Antes da chegada dos meios de socorro, mergulho sem hesitar para salvar a vítima. A sua ação foi crucial e sem ele, o desfecho poderia ter sido trágico“, escreveram na legenda da publicação, em que se vê o barco de resgate a chegar ao local.
O restaurante Mar do Inferno recorreu igualmente às redes sociais para expressar “o orgulho nos rapazes” e notar a rapidez com que as autoridades chegaram ao local. “Parabéns rapazes, não é só servir à mesa, é servir quem precisa“, pode ler-se na descrição. Além das imagens do salvamento, partilharam ainda imagens do “herói”, Pedro Santos, em que é possível ver que ficou com escoriações nos braços, que dizem já ter sido tratadas pelos socorristas no local.