893kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Num dos vídeos mais intimistas, Kate anuncia fim da quimioterapia: "Caminho para a recuperação total é longo"

A princesa de Gales anunciou que terminou os tratamentos de quimioterapia com um vídeo em família. "Fazer o que posso para estar livre de cancro é agora o meu foco."

Os príncipes de Gales num abraço e num momento de intimidade que não é habitual vermos
i

Os príncipes de Gales num abraço e num momento de intimidade que não é habitual vermos

@Instagram/The Prince and Princess of Wales

Os príncipes de Gales num abraço e num momento de intimidade que não é habitual vermos

@Instagram/The Prince and Princess of Wales

A princesa de Gales anunciou através de um vídeo publicado no Instagram que terminou os tratamentos de quimioterapia. “Fazer o que posso para estar livre de cancro é agora o meu foco”, escreve a princesa que esteve nove meses em tratamento. “Embora tenha terminado a quimioterapia, o meu caminho para a cura e para a recuperação total é longo e devo continuar a a viver um dia de cada vez.”

A mensagem foi divulgada através daquele que é, provavelmente, o vídeo mais íntimo que os príncipes de Gales alguma vez partilharam. Wiliam e Kate de mãos dadas e abraçados, os pequenos príncipes a dizerem “olá” para a câmara, cenas de piquenique e até os avós Middleton a jogar às cartas. O vídeo mostra a família de cinco elementos na praia e no campo, em passeios e piqueniques e ouve-se a voz da princesa de Gales a ler a uma mensagem. “Agora que o verão está a chegar ao fim não consigo exprimir-vos o alívio que é ter finalmente terminado o meu tratamento de quimioterapia”, pode também ler-se na legenda da publicação.

No curto filme, a princesa de Gales usa dois vestidos diferentes. Um deles, branco, com decote em V e estampado com pequenas flores, é uma criação da marca norte-americana Veronica Beard. Embora no site da marca não apareçam nenhuns tamanhos disponíveis, ainda está descrito como tendo um preço final de 349 euros. Curiosamente, Meghan Markle usou um conjunto da mesma marca na sua chegada à Colômbia em meados do passado mês de agosto, para uma visita de alguns dias com o príncipe Harry. O vídeo lançado esta segunda-feira foi feito por Will Warr, que se apresenta no Instagram como produtor de filmes de comida, viagens e casamentos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi a 22 de março que a princesa de Gales partilhou com o público que iria começar tratamentos preventivos de quimioterapia, também através de um vídeo. “Os últimos nove meses foram incrivelmente duros para nós enquanto família”, escreveu a princesa de Gales. “A vida como a conhecemos pode mudar num instante e tivemos de encontrar uma forma de navegar pela tempestade e por caminhos desconhecidos.” Kate diz que “a luta contra o cancro é complexa, assustadora e imprevisível para todos”, especialmente para as pessoas que estão próximas. “Com humildade, também vos coloca de frente para as vossas vulnerabilidades de uma forma que nunca consideraram antes e, com isso, uma nova perspetiva sobre tudo.”

A princesa de Gales aparece no vídeo rodeada pela família e sozinha em momentos de instrospeção. A sua mensagem, além de ser uma notícia para todos os que acompanham a sua situação, parece também ser um discurso de motivação para aqueles que estão a enfrentar a mesma doença. “Este tempo, sobretudo, lembrou ao William e a mim para refletirmos e estarmos gratos pelas simples, contudo importantes, coisas da vida, que tantos de nós tantas vezes tomamos por garantidas. De simplesmente amarmos e sermos amados.”

Os príncipes de Gales com os três filhos, Louis, Charlotte e George (da esquerda para a direita) num momento do vídeo @Instagram/The Prince and Princess of Wales

Apesar das boas notícias, Kate afirma que a sua luta contra a doença ainda não terminou. “Fazer o que posso para estar livre de cancro é agora o meu foco. Embora tenha terminado a quimioterapia, o meu caminho para a cura e para a recuperação total é longo e devo continuar a a viver um dia de cada vez”, escreve  a princesa de Gales. “Eu estou, contudo, ansiosa por voltar ao trabalho e cumprir mais alguns compromissos públicos nos próximos meses quando puder”, avisa Kate. “Apesar de tudo o que se passou antes, entro nesta nova fase de recuperação com um renovado sentido de esperança e apreço pela vida.”

A princesa de Gales termina a sua mensagem com agradecimentos e palavras para aquelas pessoas que também lutam contra a doença. “O William e eu estamos muito gratos pelo apoio que temos recebido e temos retirado muita força de todos aqueles que nos ajudam nesta altura. Vemos a bondade, empatia e compaixão de todos com muita humildade. A todos os que continuam a sua própria caminhada no cancro, mantenho-me convosco, lado a lado, de mãos dadas. Da escuridão pode sair luz, por isso deixem essa luz brilhar.”

A princesa de Gales num dos momentos do vídeo @Instagram/The Prince and Princess of Wales

O que esperar do futuro próximo de Kate

Ainda este fim de semana o The Times noticiava que, se a princesa de Gales continuar a ter “dias bons” durante o seu tratamento de quimioterapia tem o objetivo de “potencialmente” estar presente no Cenotáfio no próximo dia 10 de novembro, para a cerimónia do Serviço Nacional da Memória com o Rei e outros membro da família real. O jornal britânico acrescentava ainda que o pessoal da casa real já começaram a preparar o concerto de coros que se tornou uma tradição natalícia de Kate na Abadia de Westminster.

A princesa de Gales estará a realizar algum trabalho a partir da sua casa, Adelaide Cottage na propriedade de Windsor, e estará a ter reuniões de forma mais regular com pessoal para planear o seu futuro, nomeadamente com o seu secretário privado, Tom White, a sua assistente de secretário privado, Natalie Burrows, e o secretário de comunicação dos príncipes de Gales, Lee Thompson.

“Estou a fazer bons progressos, mas como qualquer pessoa que esteja a fazer quimioterapia sabe, há dias bons e dias maus”, escreveu a princesa de Gales numa publicação de Instagram em junho, na qual anunciava que estaria presente no dia a seguir na parada militar de aniversário do Rei. Segundo revelou o Times, os amigos dizem que a incerteza dos dias bons e dos dias maus “ainda soa verdade”.

Quanto aos momentos do calendário real que são referidos, sabe-se que a família real dá sempre grande relevância aos momentos que homenageiam quem perdeu a vida pela pátria e assim deverá continuar a ser nos eventos que se vão realizar a propósito do Dia da Memória (11 de novembro de 2024). Quando à reunião de coros na Abadia de Westminster, o evento que se realizou nos últimos três anos tem lugar na altura do Natal, reúne coros, muitos convidados incluindo membros da família real e é depois transmitido na televisão. Kate é a estrela maior deste projeto e na sua primeira edição, em 2021, surpreendeu o público ao acompanhar o cantor Tom Walker ao piano.

As manifestações da princesa de Gales durante os últimos meses foram poucas e muito notadas. Há poucos dias publicou uma mensagem assinada com a letra C na conta dos príncipes de Gales na rede social X na qual dá as boas vindas a Dwayne Fields como novo chefe dos Escuteiros. “Os Escuteiros são uma organização incrível, que ensina competências para a vida e faz uma grande diferença para muitos jovens pelo país.” Kate divide a presidência dos Escuteiros com o duque de Kent, pelo que o tema lhe é querido.

Desde que foi submetida a uma cirurgia abdominal no mês de janeiro, Kate tem estado afastada da vida pública. A princesa partilhou um vídeo em março no qual explicava que estava a fazer tratamentos de quimioterapia preventiva e que iria manter a sua agenda oficial em pausa. No início de junho viria a anunciar a sua presença na parada militar que marca o aniversário do Rei e o público viu-a com grande expectativa na Trooping the Colour ao lado de Carlos III. Depois a princesa de Gales esteve na final do torneio de Wimbledon, em julho, onde a sua chegada foi recebida com uma ovação dos presentes. E pareceu num vídeo de celebração e agradecimento à equipa britânica que participou nos Jogos Olímpicos, em agosto.

Kate Middleton anuncia que tem cancro e está a receber quimioterapia

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.