Ao longo da sua história, a Lamborghini produziu uma colecção invejável de modelos que se tornaram emblemáticos, do Miura ao Countach, passando por exemplos mais recentes como os Diablo, Veneno, Murciélago e Sián. Mas não deixa de ser curioso que, no momento em que o mercado está a receber as primeiras unidades do Revuelto, o coupé superdesportivo que pode ser apontado como um sucessor do Countach que surpreendeu o público em 1974, seja este coupé com 50 anos o foco das atenções e motivo de celebração.
O Countach foi produzido durante 16 anos, período durante o qual foram construídas 1999 unidades. Para marcar a efeméride, a Lamborghini deslocou até à histórica fábrica da marca, em Sant’Agata Bolognese, uma unidade dos primeiros Countach, um exemplar do LP 400, que assim regressou ao local em que foi construído. Todos os Countach estavam equipados com motor V12, cuja capacidade evoluiu dos originais 3929 cc (dos LP 400) para 4754 cc (dos LP 500) e 5167 cc (dos LP 5000), arquitectura de motor a combustão que continua presente no Revuelto, um PHEV superdesportivo que alia três motores eléctricos e uma bateria recarregável ao 6.5 V12, para atingir um total de 1015 cv.
Revuelto é o novo Lamborghini V12 híbrido plug-in com 1015 cv
Na linha de produção da Lamborghini foi possível observar duas preciosidades, uma com 50 anos, o Countach LP 400, e outra substancialmente mais recente, o novo Revuelto. E não deixa de ser impressionante que, apesar das diferenças no estilo — que obviamente evoluiu ao longo do último meio século —, os dois coupés continuem a partilhar o ar agressivo e a forma em cunha, com o motor V12 atmosférico sempre em posição central traseira.
Lamborghini Countach LPI 800-4 esgotou em minutos (a 2,6 milhões cada)
Não é esta a primeira homenagem da Lamborghini ao Countach, pois já em 2021 o construtor italiano fabricou 112 unidades de um Countach “moderno”, denominado LPI 800-4, concebido sobre a mesma base do Sián, que a Lamborghini revelou em Pebble Beach e que comercializou a 2,64 milhões a unidade.