O incêndio que teve esta quarta-feira início na localidade de Belverde, na Amora, encontra-se dominado, confirmou fonte do Comando Sub Regional de Setúbal à Rádio Observador. O reforço de operacionais durante a madrugada foi essencial para o fogo ser dado como dominado pelas 3h00. O acesso a estrada nacional 377, que liga a rotunda da NATO à Lagoa de Albufeira já foi reaberto, assim como os acessos à A33.
Estão ainda no local 488 operacionais, apoiados por mais de 165 meios terrestres e quatro meios aéreos. O incêndio deflagrou ontem à hora de almoço e esteve muito perto do paiol de munições da NATO.
O fogo que teve início ao princípio da tarde numa zona de mato na Amora, no Seixal, progrediu depois, devido ao vento forte que continua a fazer-se sentir na região, para a Herdade da Apostiça, uma zona florestal do concelho de Sesimbra.
Segundo o Comando sub-regional da Península de Setúbal da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, não há registo de vítimas nem de danos em habitações. Até ao momento terão ardido apenas cinco viaturas que se encontravam no interior de um terreno privado.
Ao final da tarde, o comandante da sub-região da Proteção Civil da Península de Setúbal, Sérgio Moura, anunciou que já tinham sido colocados vários meios para fazer face a qualquer eventualidade junto do paiol da NATO e num posto de abastecimento de combustíveis da Estrada Nacional (EN) 378, entre Seixal e Sesimbra, no distrito de Setúbal.
Por sua vez, Miguel Silva, sub-comandante regional, indicou, numa conferência de imprensa por volta das 20h00, que a “maior preocupação” das autoridades era o paiol de munições da NATO, estando o fogo “a 500 metros” daquele local. “O incêndio está a abrir do lado oposto”, tranquilizou o responsável, acrescentando que apenas tinha ardido mato.
Entretanto, dois grupos de bombeiros da região de Lisboa, com 56 operacionais e 18 viaturas, juntaram-se, na noite desta quinta-feira, aos mais de 400 elementos envolvidos no combate ao incêndio.
O fogo teve origem num carro que se incendiou na autoestrada A33 e se alastrou a uma zona de mato, disse à Lusa fonte da GNR.
Por volta das 15h, uma fotografia no X já mostrava a dimensão do incêndio, com uma grande coluna de fumo visível a partir de Lisboa.
O incêndio no Seixal vê-se de Lisboa ???? pic.twitter.com/uo3pU33Yt6
— Ricardo Moreira (@ricardosmoreira) September 11, 2024