893kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"A Very Royal Scandal". A entrevista do príncipe André regressa em minissérie de três episódios

"A Very Royal Scandal" traz de volta à ficção a entrevista que o príncipe Andrew deu à BBC em 2019. A minissérie de três episódios chega à HBO Max no dia 20 e conta com Martin Sheen e Ruth Wilson.

Ruth Wilson e Martin Sheen, como Emily Maitlis e príncipe Andrew durante a cena da entrevista em Buckingham
i

Ruth Wilson e Martin Sheen, como Emily Maitlis e príncipe Andrew durante a cena da entrevista em Buckingham

Christopher Raphael/Blueprint/Sony Pictures Television

Ruth Wilson e Martin Sheen, como Emily Maitlis e príncipe Andrew durante a cena da entrevista em Buckingham

Christopher Raphael/Blueprint/Sony Pictures Television

A entrevista que o príncipe Andrew deu à BBC em 2019 volta a inspirar a ficção, desta vez uma minissérie de três episódios: “A Very Royal Scandal”. A história deste famoso frente a frente entre o filho da Rainha Isabel II e Emily Maitlis no programa Newsnight da BBC, para explicar a sua amizade com o empresário Jeffrey Epstein, é contada do ponto de vista da jornalista e chega no próximo sábado dia 20 à plataforma de streaming HBO Max.

Ruth Wilson interpreta Emily Maitlis e Michael Sheen é o ator que veste a pele do príncipe Andrew. A verdadeira Emily Maitlis, outrora jornalista da BBC, é produtora executiva desta série. “É realmente focada na história da Emily e no poder do jornalismo, por isso ela está muito envolvida”, disse a chefe de televisão da Prime Video, Hannah Blyth, citada no Telegraph. “Trata-se realmente de ver o que se passa no processo do jornalismo e também a experiência dela dos acontecimentos e como ela se sentiu por aquilo se ter tornado a história quando o papel dela lá era pôr o foco nas mulheres.”

“A Very Royal Scandal” chega este mês de setembro, na sequência de outras duas minisséries que também abordaram outros escândalos locais. “A Very English Scandal” (2018) conta a história de Jeremy Thorpe, deputado e líder do Partido Liberal britânico, que foi acusado de conspirar no assassinato de um ex-amante gay na década de 1970. “A Very British Scandal” (2021) explora o polémico divórcio dos duques de Argyll na década de 1960.

A entrevista de novembro de 2019 teve lugar no Palácio de Buckingham e contou com a autorização da Rainha Isabel II, durou cerca de uma hora e aconteceu cerca de três meses depois de o jornal britânico Daily Mail ter publicado fotografias que comprometiam o príncipe André, mostrando-o em 2010, à porta de casa de Epstein quando se despedia de uma jovem. A entrevista viria a ganhar prémios no ano seguinte da Royal Television Society para entrevista e furo do ano, enquanto o Newsnight foi considerado o programa do ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O príncipe estava a ser acusado por Virginia Giuffre de agressão sexual de menores, uma vez que ela teria 17 anos quando disse ter estado com ele. Na entrevista, André defende-se das acusações dizendo que numa determinada noite de março em 2001, não podia ter estado com Giuffre porque levou a filha mais velha, a princesa Beatrice, a uma festa de anos no Pizza Express em Surrey. Outro argumento de Giuffre que tenta desmontar é o da transpiração. A alegada vítima dizia que o príncipe transpirava muito quando dançaram num clube noturno, porém André afirma que deixou de transpirar depois de um trauma que sofreu na Guerra das Falkland.

Imagens da série. Michael Sheen no papel de príncipe Andrew e Ruth Wilson, ao centro, como Emily Maitlis

Christopher Raphael/Blueprint/Sony Pictures Television

Jeffrey Epstein começou a ser investigado em 2005 por alegado abuso sexual de menores, declarou-se culpado e em 2008 foi condenado por um tribunal na Florida a cumprir uma pena de 13 meses. Voltaria a ser detido em julho de 2019 com uma acusação federal de tráfico de menores e viria a morrer na sua cela em agosto do mesmo ano. A entrevista do príncipe André aconteceria depois, em novembro, durante a qual foi questionado sobre a amizade com Epstein, mas não mostrou arrependimento na relação.

André sempre rejeitou as acusações de Virginia Giuffre, que o levaram a perder os seus títulos militares, patronagens e o título de Sua Alteza Real. Em fevereiro de 2022, o príncipe viria a chegar a acordo com Virginia Giuffre, pondo fim ao caso judicial em curso num tribunal em Nova Iorque. O filho da Rainha comprometeu-se a pagar uma soma de 14,3 milhões de euros, sem admissão de culpa, à alegada vítima e à sua instituição de solidariedade para os direitos de outras vítimas.

Na altura em que foi para o ar, esta entrevista foi comentada muito além das fronteiras das terras de Sua Majestade. Mas talvez o tema pareça estranhamente familiar porque já este ano ouvimos falar dele, a propósito de “Scoop”, lançado em abril de 2024 pela plataforma de streaming Netflix. O filme de cerca de 1h40 baseia-se num livro escrito por Sam McAlister, a produtora que conseguiu a entrevista, e conta como surgiu a ideia, como foi negociada e finalmente aconteceu. Juntou Gillian Anderson como Emily Maitlis, Rufus Sewell no papel de príncipe André e Keeley Hawes como Amanda Thirsk, a secretária privada do príncipe.

Em entrevista ao The Guardian no passado mês de agosto, Martin Sheen conta que já sabia de “Scoop” ainda antes de concordar entrar na minissérie. E quando questionado sobre o porquê de ver outra produção sobre o mesmo tema, o ator argumenta que, enquanto “história em três partes” esta produção “respira muito mais”. “Na nossa história André e Emily são as personagens principais enquanto eram muito mais secundários na outra produção.”

Tigres embalsamados, móveis portugueses do século XVIII e um príncipe André apanhado à porta. A “mansão de horrores” de Epstein

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.