Em 1940, Lisboa era um dos últimos portos seguros (e neutrais) de uma Europa em guerra. E foi justamente por isso que o Duque de Windsor e a mulher chegaram a Portugal no dia 3 de julho desse ano.
Até então, o ex-rei de Inglaterra que abdicou do trono por amor estava em França, com a mulher, mas com os avanços do exército nazi, que em junho de 1940 tinha finalmente conseguido tomar Paris, Eduardo VIII e Wallis Simpson foram aconselhados pelo governo britânico a fugir. Primeiro para Espanha, depois para Portugal.
No início, a ideia era ficarem apenas um dia. Os Duques iam apanhar um avião e ser repatriados para Londres. Mas, quando chegaram a Lisboa, viram-se no centro de uma intriga internacional que envolveu os serviços secretos britânicos e os alemães — e ainda a polícia política portuguesa.
Instalados na casa do banqueiro Ricardo Espírito Santo, junto à Boca do Inferno, em Cascais, Eduardo e Wallis acabaram por ficar em Portugal durante esse mês inteiro.
O Duque e a mulher eram figuras incómodas em Inglaterra e o próprio Rei Jorge VI preferia tê-los longe de Londres. Por isso mesmo, assim que chegaram a Lisboa, o primeiro-ministro Winston Churchill fez-lhes uma oferta: e se, em vez de regressarem, seguissem para as Bahamas, onde Eduardo poderia ser nomeado governador?
Para o governo e para a família real, a nomeação para uma zona remota do Império era a solução ideal para o manter afastado do país. Mas Eduardo começou por ver essa opção como uma humilhação e não aceitou. Justamente nessa altura, nos bastidores, Adolf Hitler aproveitava o impasse e punha em prática um plano que acalentava praticamente desde o início da Segunda Guerra Mundial — e que o tinha Eduardo VIII como figura principal.
O plano dos nazis era simples: queriam voltar a pôr Eduardo no trono quando a Alemanha vencesse a guerra. Mas até que ponto o Duque terá estado disposto a colaborar com eles? Foi um traidor ou foi apenas apanhado numa teia de conspirações? E que influência terá tido nesta história o banqueiro Ricardo Espírito Santo, que tinha boas relações tanto com os alemães como com os britânicos?
“Um Rei na Boca do Inferno” tenta dar resposta a todas estas questões e conta a história desse atribulado mês de julho de 1940 que o rei inglês que abdicou do trono por amor passou em Portugal.
É uma série para ouvir em seis episódios, que tem narração da atriz Soraia Chaves e banda sonora original de Cláudia Pascoal.
Pode ouvir todos os episódios aqui:
“O hóspede da casa cor de rosa”
“Um segredo escondido na floresta”
“O banqueiro no ninho de espiões”