De acordo com a Bloomberg, Mark Zuckerberg, que controla a Meta e as suas marcas Facebook, Instagram e WhatsApp, tem uma fortuna avaliada em 206 mil milhões de dólares, o que o torna na 2.ª pessoa mais rica do mundo, acima dos 204 mil milhões de Jeff Bezos, da Amazon, e logo abaixo dos 247 mil milhões de Elon Musk, da Tesla e SpaceX. Daí que, quando Zuckerberg pretende um automóvel que não existe ou que não está disponível, opte por encomendar a construção de um veículo a seu gosto. Mesmo que se trate de um Porsche (muito) fora do comum…
Os monovolumes, ou seja, carrinhas mais altas para favorecer o espaço interior e a capacidade para transportar mais pessoas, são uma moda muito enraizada nos EUA, a que milhões recorrem para deslocar as famílias. Priscilla Chan, mulher de Zuckerberg e mãe de três filhos, procurava um modelo diferente em que pudesse transportar os miúdos e não só. Em vez de optar por um dos monovolumes já disponíveis no mercado, preferiu mandar construir um de propósito.
Recorrendo ao conhecido transformador West Coast Customs, o casal solicitou que fosse produzido um monovolume com base num Porsche Cayenne Coupé. A carroçaria foi cortada e a distância entre eixos generosamente ampliada, para incrementar o comprimento do habitáculo e, com ele, a sua capacidade de acolher passageiros. Depois, à semelhança do que é habitual nos monovolumes (a que os americanos chamam minivans), as portas traseiras desapareceram e no seu lugar surgem agora portas de correr de dimensões mais generosas. Lá à frente continua o motor V8 biturbo.
Foi o próprio Mark Zuckerberg quem divulgou a sua mais recente aquisição sobre rodas, através das suas páginas no Facebook e Instagram. E, junto ao Cayenne transformado em minivan, mostrou igualmente o seu 911 GT3 Touring, com pintura a condizer com o novo monovolume da mulher.