A Tesla colocou-se, mais uma vez, no centro do mundo automóvel num encontro anual em que, pela mão do seu CEO, Elon Musk, revelou uma série de novidades, ainda que provavelmente não aquelas que o mercado aguardaria. Nada de Model 2 (se é que é esta a designação comercial do futuro modelo barato da marca), com o evento “We, Robot” a ter como cabeça de cartaz um robô táxi denominado Cybercab. Musk pretende lançá-lo no mercado em 2026 e, mesmo reconhecendo ser, por vezes, algo optimista em matéria de datas para as metas que define, assegurou que o Cybercab será comercializado antes de 2027.
O Cybercab surge como uma espécie de versão mais curta do actual Model Y, um SUV que, se tivéssemos de arriscar um palpite, poderia perfeitamente servir de base para a versão crossover do futuro Model 2. Enquanto Cybercab, o modelo apresenta apenas duas portas de grandes dimensões e a abrir tipo asas de borboleta, sendo ainda de realçar a ausência de vidro traseiro. Mas é provável que a opção mais surpreendente seja o facto de não ter nem volante, nem pedais, o que o torna exclusivamente num veículo 100% autónomo, nunca podendo contar com um ser humano aos comandos.
O interior do Cybercab exibe uma opção estranha, para um veículo destinado a transportar passageiros. Oferecendo apenas dois lugares, ainda que a bagageira pareça ser enorme, não se compreende como a Tesla pretende que uma simples família composta por pai, mãe e um filho, tenha de requisitar dois Cybercab para se deslocar a um restaurante ou para o aeroporto. Resta esperar que a versão definitiva do Cybercab troque as duas portas tipo asas de borboleta por quatro tradicionais e mais funcionais, roubando à bagageira o espaço necessário para um banco posterior com dois ou três lugares.
Para que seja possível funcionar enquanto robô táxi, o Cybercab necessita de pontos de carregamento, de manutenção e de limpeza tão automatizados quanto o próprio veículo. Daí que a Tesla avance com sistemas automáticos e robotizados seja para recarregar as baterias, seja para limpar o habitáculo, enquanto armazena energia.
Após o evento “We, Robot”, a Tesla desafiou os convidados a testar não só o seu novo Cybercab, como a mais recente evolução da sua tecnologia Full Self-Driving (FSD), nos arruamentos dos estúdios de cinema da Warner Brothers, em Los Angeles. Por enquanto, o sistema FSD da marca norte-americana ainda necessita de supervisão humana para poder circular na via pública, mas Musk garantiu que, em 2025, os Model 3 e Model Y começarão a operar no Texas e na Califórnia como táxis autónomos, actividade para a qual ainda necessitam de requerer a devida licença e demonstrar capacidade.
Além dos 3 e Y autónomos, até ao final de 2026 chegará ao mercado o Cybercab que, segundo Musk avançou aos presentes no “We, Robot”, poderá ser adquirido por qualquer um por menos de 30.000 dólares, cerca de 27.500€. Não sendo evidente que seja exactamente para funcionar como robô táxi ou como veículo para o dia-a-dia e, aí, necessariamente sem a limitação dos dois lugares. A Tesla revelou ainda o Robovan e a mais recente geração do robô humanóide Optimus, mas sobre tudo isto falaremos num artigo à parte. Pode ver, abaixo, o “We, Robot” da Tesla: