A Câmara Municipal de Braga vai criar um centro de atendimento a cidadãos estrangeiros, estabelecendo, para o efeito, protocolos com a Cruz Vermelha Portuguesa e a AIMA — Agência para a Integração, Migrações e Asilo, anunciou hoje a autarquia.
O futuro equipamento ficará instalado no antigo Centro de Recrutamento de Braga, na Rua Bernardo Sequeira, acrescenta o comunicado do município. A nova infraestrutura, continua o documento, surge com o objetivo de oferecer um espaço de acolhimento e atendimento especializado (…) que irá facilitar o acesso a serviços essenciais, promovendo a integração social, cultural e laboral dos migrantes, ao mesmo tempo que apoia a sua adaptação às normativas e oportunidades locais.
Segundo a autarquia, as parcerias com “a Cruz Vermelha Portuguesa, reconhecida pelo seu trabalho humanitário e social, e com a AIMA, entidade responsável pela promoção da integração, migrações e asilo, garante um suporte robusto a este projeto, que será uma resposta concreta às necessidades crescentes de apoio à população migrante”.
Neste contexto, a autarquia minhota assinala que o futuro centro proporcionará “um ambiente acolhedor, com serviços especializados de aconselhamento jurídico, apoio na regularização de documentação, informações sobre acesso ao emprego, saúde, educação e outros serviços sociais”.
A medida será discutida na reunião do executivo municipal, agendada para quarta-feira, na Junta de Freguesia de Santa Lucrécia de Algeriz, lê-se ainda na nota de imprensa.