Elon Musk prometeu entregar um milhão de dólares (920 mil euros) por dia até à data das eleições presidenciais americanas em novembro a quem assinar a sua petição online de apoio à constituição dos Estados Unidos.

O multimilionário dono da Tesla tem estado ativamente empenhado em fazer campanha por Donald Trump, tendo criado um comité de ação política, o America Pac, que está a promover atos de apoio à candidatura republicana.

A petição tem como pretexto a manifestação de apoio à primeira e à segunda emendas à constituição americana que garantem a liberdade de expressão e o direito à posse de armas. Mas na prática pretende encorajar os republicanos a registarem-se para votar, habilitando-se ao cheque, ainda que os subscritores também possam ser democratas.

O primeiro cheque atribuído em modelo de lotaria foi entregue este sábado por Musk num evento realizado na cidade de Harrisburg no estado da Pensilvânia que é um dos mais decisivos. As eleições americanas realizam-se a 5 de novembro. Se o dono do antigo Xis for o único doador desta campanha terá de desembolsar ainda 17 milhões de dólares.

Até agora, Musk concedeu donativos de 75 milhões de dólares (69 milhões de euros) ao American Pac que tem estado a mobilizar apoios nos estados onde a batalha pela vitória eleitoral é mais renhida, como é o caso da Pensilvânia onde já foram promovidos três eventos para convencer eleitores a votarem antecipadamente no candidato republicano.

A distribuição de dinheiro agora anunciada surge depois de notícias que apontam para a dificuldade que este comité está a sentir em cumprir as metas. Segundo o The Guardian, cerca de 25% de visitas ao domicílio promovidas pelo America Pac no Arizona e no Nevada foram internamente consideradas como  potencialmente fraudulentas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR