881kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Cinco restaurantes, quatro mãos e 10 jantares para saborear até ao final do ano

Do Zunzum ao Lamelas, até ao final do ano há 10 jantares preparados a quatro mãos para descobrir. Pelos menus, passam chefs internacionais, cozinha portuguesa e opções vegetarianas.

O Suba tem um jantar a quatro mãos com o chef Joris Peters, do Aan De Zweth, e o chef Fábio Alves
i

O Suba tem um jantar a quatro mãos com o chef Joris Peters, do Aan De Zweth, e o chef Fábio Alves

Frederico Domingues Fotografia

O Suba tem um jantar a quatro mãos com o chef Joris Peters, do Aan De Zweth, e o chef Fábio Alves

Frederico Domingues Fotografia

Zunzum

Terminal de Cruzeiros de Lisboa, Av. Infante D. Henrique Doca, R. Jardim do Tabaco do, 1100-651 Lisboa. Dia 29 de outubro. Jantar a 85 euros por pessoa com pairing de vinhos. Reservas através do 915 507 870.

Quase a chegar ao fim, o próximo jantar a quatro mãos do Zunzum está marcado para dia 29 de outubro. Diretamente de Estremoz, a chef Michele Marques junta-se a Marlene Vieira para mais um Pop-up deste restaurante à beira rio plantado e traz consigo os sabores do Alentejo. Chef e co-proprietária do Gadanha Mercearia e Casa do Gadanha, recomendado pelo Guia Michelin, Michele Marques vem até à capital com a identidade bem vincada, de quem recria iguarias estrela do Alentejo, como o borrego e o porco. A acompanhar, está a chef Marlene Vieira que, sempre com a sazonalidade dos produtos em mente, vai preparar pratos com sabor a outono — e que integrarão depois a nova carta do Zunzum. Nos vinhos, é a produtora Susana Esteban quem está encarregue do pairing e, nos doces, a responsabilidade volta à convidada principal, especialista também em sobremesas. Depois de Michele Marques, é Bruno Caseiro, do Cavalariça, que fecha estes Pop-ups a 22 de novembro.

Este é já o 9.º Pop-up do ano no Zunzum

Manuel Manso

Suba

Hotel Verride, Palácio de Santa Catarina, R. de Santa Catarina 1, 1200-401 Lisboa. Dia 29 de outubro. Jantar a 150 euros sem pairing de vinhos. Reservas online.

É com vista para o rio Tejo que, também no dia 29 de outubro, o Suba vai receber o chef holandês Joris Peters, do Aan De Zweth, com uma estrela Michelin, para um jantar a quatro mãos com o chef Fábio Alves. Juntos vão combinar as suas influências e culturas num menu composto por sete momentos cuidadosamente elaborados e servidos no restaurante do topo do hotel Verride. A começar está o caranguejo com caviar imperial e caril branco do chef holandês e o atum com ostra e malagueta do chef português, seguidos do tom yum de pregado de Joris Peters. Nos principais, o lavagante chega em forma de feijoada, com lima caviar, para competir com a moleja com pêra, bergamota e soto e com o cabrito de leite com arroz de Alcácer e kale. Por fim, há um doce bem nacional — e conhecido da casa —, com a laranja do Algarve, acompanhada por cenoura e queijo da serra da Estrela, e uma tarte de maçã desconstruída, da autoria do chef Joris Peters.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A laranja do Algarve, acompanhada por cenoura e queijo da serra da Estrela

Frederico Domingues Fotografia

Encanto

Largo de São Carlos 10, 1200-410 Lisboa. Dia 30 de outubro. Jantar a 150 euros e pairing a 90 euros e a 85 euros (não alcoólico). Reservas online.

Intitula-se de “A Noite Mágica dos Vegetais” e acontece no dia 30 de outubro no Encanto, o restaurante vegetariano do chef Avillez com uma estrela Michelin. Vindo diretamente do Seiva, em Leça da Palmeira, David Jesus junta-se a Diogo Formiga para fazer aquilo que, para o próprio, já é hábito: fazer das plantas a estrela. O mundo dos vegetais vai ser assim enaltecido num menu de 12 momentos, composto por pratos dos dois restaurantes. Pelas mãos de David Jesus, chegam à mesa o pudim japonês salgado chawanmushi, de raiz de aipo e trufa, e a sopa tradicional da Malásia, a laksa. Já de Diogo Formiga, o Encanto faz-se representar no menu pela “alheira” vegetal, com gema e kale, e pela clássica combinação deste restaurante do Chiado, a sobremesa de pinhão, shiso, chocolate e limão. Para beber, há o pairing não alcoólico, com fermentações e infusões criadas pelo Encanto e pelo Seiva, e o pairing alcoólico, com uma seleção de vinhos portugueses.

A raiz de aipo e trufa do Seiva

Lamelas

Rua Cândido da Silva 55A, 7520-437. Dia 1 de novembro. Jantar a 75 euros com bebidas incluídas. Reservas através do 924 060 426.

Depois de Marlene Vieira a 18 de outubro, os duetos de outono no Lamelas, em Porto Covo, continuam até ao final do ano tendo sempre como protagonistas as mulheres. Um elogio à gastronomia e aos vinhos, estes jantares a quatro mãos da chef Ana Moura oferecem a oportunidade de provar menus que combinam estilos e técnicas diferentes, sendo esta edição exclusiva a mulheres. Assim, o próximo jantar está marcado para o dia 1 de novembro e conta com Annakaren Fuentes, do restaurante O Pastus, em Paço de Arcos, que, acompanhado pelos Vinhos Monte da Carochinha, desenhou um menu de sete momentos. São eles a empanada de camarão, paris-brest e sapateira, cocochas, galo com fígados e escabeche, caldeirada de raia, arroz de língua e linguado e creme inglês de cardamomo, ganache e cacau. Até ao final do ano, o Lamelas recebe ainda a chef Joana Duarte, da Rota das Algas, a 15 de novembro, a chef Michele Marques, do Gadanha, a 29 de novembro, e a chef Raza Louzada, do TimeOut Market Porto, que fecha esta edição dos duetos de outono a 13 de dezembro.

Chef Ana Moura no Lamelas, Porto Covo

GONCALO F SANTOS

Bistro 100 Maneiras

Largo da Trindade 9, 1200-466 Lisboa. Dia 6 de novembro e 4 de dezembro. Jantar a 95 euros com pairing de bebidas. Reservas através do 910307575 ou info@100maneiras.com

O aniversário comemorou-se a 22 de setembro mas é nos meses de novembro e dezembro que se faz a festa dos 14 anos do Bistro 100 Maneiras. Uma vez por mês, o restaurante de Ljubomir Stanisic abre portas — e bocas — à experiência gastronómica do chef israelita Udi Barkan, que se junta a Manuel Maldonado nos dias 6 de novembro e 4 de dezembro, para dar vida ao projeto “Fresh As It Gets by Udi Barkan”. Celebrando a natureza, a saúde e a sazonalidade em cada prato, o chef israelita propõe assim reunir uma seleção de frutos, vegetais e legumes da época e criar um menu que pode ser apenas disfrutado naquelas duas datas. Pelo valor de 95 euros, inclui pairing de bebidas, e é composto por pão sazonal, dips, entradas, pratos principais e sobremesas. Embora predominantemente vegetal, o menu poderá contar também com peixe e marisco da época, homenageando a costa portuguesa.

O primeiro jantar de Udi Brkan no 100 Maneiras realizou-se a 9 de outubro

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.