Acompanhe aqui o nosso liveblog sobre a guerra no Médio Oriente.

Pelo menos 12 pessoas foram esta terça-feira mortas e outras oito ficaram feridas num ataque israelita à vila libanesa de Joun, perto da cidade costeira de Tiro, informou o Ministério da Saúde Pública libanês.

A incursão do inimigo israelita contra Joun, no distrito de Chouf, causou a morte de 12 mártires e ferimentos em mais oito pessoas“, indicou o ministério na sua conta da rede social X (antigo Twitter).

O Exército israelita ordenou esta terça-feira a evacuação de 14 aldeias do sul do Líbano, antes de atacar alegados alvos do grupo xiita libanês Hezbollah nessas povoações. No entanto, Joun não estava entre elas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mais de 3.200 pessoas morreram e mais de 14.200 ficaram feridas em ataques de Israel ao Líbano desde que começou o fogo cruzado transfronteiriço israelita com o Hezbollah, a 8 de outubro de 2023, um dia após o início da guerra de Israel contra o movimento islamita palestiniano Hamas, aliado do Hezbollah, na Faixa de Gaza.

A grande maioria destas mortes ocorreu desde que Israel lançou, a 23 de setembro, uma campanha de bombardeamentos maciços do sul e do leste do país mediterrânico, mas que também se concentrou nos subúrbios do sul de Beirute e chegou mesmo a regiões do norte do Líbano.

A violência causou também a deslocação de mais de 1,2 milhões de pessoas, mais de 500.000 das quais fugiram para território sírio, segundo números oficiais.