No dia 14 de novembro, a Rádio Observador dedica uma emissão especial ao tema da inovação. Em direto a partir da “fábrica de unicórnios”, no Beato Innovation District, em Lisboa, falaremos de inovação, startups, empreendedores, capital de risco, business angels e outros temas que muitas vezes parecem estrangeiro para o cidadão comum mas têm um forte impacto — para melhor — no nosso dia a dia.
Esta é a última semana de Lisboa como Capital Europeia da Inovação, distinção e responsabilidade que ganhou em concurso público internacional em meados de 2023. Mas é também a semana em que a cidade acolhe mais uma edição da Web Summit, onde, segundo a organização, se bateram, uma vez mais todos os recordes: 71.528 participantes inscritos, 3050 empresas, 1066 investidores e 935 oradores.
Para assinalar o acontecimento, a Rádio Observador vai realizar já esta quinta-feira dia 14, uma emissão especial em direto a partir do Beato Innovation District. Começa logo às sete da manhã, com a equipa habitual das Manhãs 360 e ao longo do dia passarão pelos microfones da rádio muitos convidados e especialistas que darão o seu contributo para entender melhor estes temas.
Carlos Moedas, presidente da câmara da capital, será um dos entrevistados do dia. Mas também Pedro Santa Clara, economista e professor catedrático de Finanças na NOVA SBE e fundador da escola de programação Lisboa 42, e Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa, que estarão à conversa com José Manuel Fernandes e Helena Matos no Contra-Corrente.
À tarde, a partir das 15h00, será a vez de irem a estúdio Ricardo Jacinto, da Shilling, que falará de capital de risco focado em startups portuguesas, Inês Carmo, co-fundadora da Class of Wonder, projeto diferenciado de ensino da tecnologia, em que o foco está na inovação social, Filipe Reina Fernandes, da Windcredible, que falará da democratização do uso de energia eólica, Vasco Pereira Coutinho, da Lince Capital, e um dos maiores investidores em SIFIDE (sistema de incentivos fiscais para apoio à inovação e desenvolvimento), Marisa Gomes, da Vodafone, para falar de soluções de apoio da empresa a startupsp – e como fazem a ponte entre estas e potenciais clientes – Bebiana Moura, da Virtual Leap, startup focada em reabilitação cognitiva após um AVC ou outros problemas neurológicos graves e Beanie Reis, a estudante universitária, que desenvolveu uma ideia de reciclagem e reutilização de roupa e foi uma das participantes no no programa de empreendedorismo da Unicorn Factory Lisboa.
A partir das 17h00, a tarde política chega à Rádio Observador, como habitualmente com os jornalistas Miguel Videira, Vanessa Cruz e Judite França.