A ideia não é nova, a ideia é mesmo muito antiga, há até países com impostos sobre os mais ricos desde o século XIX, mas o tema voltou agora à baila na cimeira do G20, onde foi trazido para a mesa das discussões pelo Presidente do Brasil, Lula da Silva. Não houve consenso nem se esperava que houvesse, para já o tema morreu e com Trump na Casa Branca não deverá ressuscitar tão cedo. Já cá pelo burgo é o Livre e Rui Tavares que não perdem uma oportunidade de pedir um imposto especial sobre os super-ricos. Mas que imposto afinal seria esse? Seria um importo só nacional ou um impostos à escala global? Seria um imposto sobre o rendimento anual ou um imposto sobre todo o património? Seria um imposto a pagar apenas por uma pequeníssima minoria ou acabaria por ser um imposto capaz de penalizar também a classe média? São muitas as dúvidas, mas uma coisa é certa: propor impostos que recaiam apenas sobre os ricos sempre foi popular em termos políticos, o que não significa que sejam boa política. É também isso que queremos discutir hoje no Contra-Corrente.
Entre as 10h10 e as 12h00 pode dar a sua opinião e falar em direto com José Manuel Fernandes e Helena Matos. Basta inscrever-se ligando para o 910024185. Pode também enviar mensagens de voz gravadas, com menos de 2 minutos, por Whatsapp para o 910024185. Se preferir, pode fazer neste artigo um comentário escrito, que será lido no ar. E pode ainda enviar um e-mail com a sua opinião para ouvinte@observador.pt.
Pode ouvir o programa em direto clicando aqui. Pode também ouvir a Rádio Observador em fm, em 93.7 ou 98.7 na Grande Lisboa; em 98.4 no Grande Porto e Minho; em 88.1 no distrito de Aveiro; 92.6 no distrito de Santarém e 94 fm na região de Leiria. O programa ficará disponível em podcast aqui.