Cenário quase extra-terrestre, com cores berrantes, e oito personagens garridas que “rompem com os modelos” da identidade de género.  A nova campanha publicitária da Jaguar está há vários dias a dar que falar, acumulando largos milhões de visualizações, e Elon Musk – dono da (concorrente) Tesla – não foi o único a notar um detalhe: ao longo dos 30 segundos do vídeo publicitário, em momento algum aparece qualquer imagem de um automóvel.

“Cria o exuberante”, “vive com vida”, “elimina o comum” e “rompe com modelos” são algumas das mensagens incluídas no anúncio que tem “não copies nada” como principal slogan. Como reconheceu o diretor-geral Rawdon Glover, citado pelo Financial Times, esta é uma campanha “audaz” que se afasta dos “estereótipos tradicionais” associados ao mundo automóvel.

Um dos primeiros a comentar foi Elon Musk, dono da rede social X (uma das redes onde a campanha está a ter mais projeção) que é, também, líder executivo da Tesla, a empresa que tem uma posição de destaque no mercado onde a Jaguar quer ganhar “terreno”.

Vocês vendem carros?“, perguntou o empresário que é o homem mais rico do mundo precisamente graças ao sucesso da Tesla e à valorização das suas ações em bolsa.

Só na publicação feita pela página oficial da Jaguar, o vídeo de 30 segundos já foi visto quase dois milhões de vezes (num canal que só tem 259 mil subscritores). Mas na rede social X (antigo Twitter), o vídeo terá tido mais de 160 milhões de visualizações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O rebranding não surge numa altura qualquer, acompanha uma refundação de todo o negócio de fabrico de automóveis da mítica construtora britânica. Em junho, a marca decidiu parar com a produção de todos os seus modelos (com exceção do F-Pace, que também será abandonado em breve) e também o eléctrico I-Pace e o SUV compacto E-Pace serão descontinuados no próximo mês. A marca foi mais lenta a enveredar pela produção de veículos elétricos mas, mais recentemente, sinalizou uma mudança rápida.

Jaguar em 2025 só com eléctricos a bateria

O responsável da fabricante de automóveis de luxo Jaguar Land Rover, que foi comprada pelos indianos da Tata Motors, reconhece que a campanha suscitou alguns comentários nas redes sociais que se podem caracterizar por “ódio vil”. Porém, salientando que houve comentários “muito positivos”, Glover defendeu a estratégia que está por detrás deste rebranding da marca.

“Se aparecermos como todos os outros, vamos simplesmente ser diluídos – portanto, a ideia é não termos uma imagem típica dos fabricantes automóveis”, afirmou Rawdon Glover.

Além da campanha publicitária, que tem características que se associam mais ao mundo do estilismo ou da indústria cosmética, a Jaguar também abandonou a icónica imagem do felino a iniciar um salto, o símbolo da marca que estava presente no capô de todos os modelos da marca desde 1945.

Além de Elon Musk, também Stephen Colbert, o apresentador do Late Night Show na cadeia de televisão norte-americana CBS, também disse não perceber se a nova imagem está associada a uma marca de automóveis de luxo ou a preservativos.

Polémica. Jaguar “mata” o jaguar e muda de imagem