Siga aqui o liveblog em que acompanhamos a situação política na Coreia do Sul
O Presidente sul-coreano declarou a lei marcial no país para responder a “atitudes contra o Estado” da oposição, que acusa de ser pró-Coreia do Norte. Após momentos de tensão, com funcionários do Parlamento barricados no interior do edifício e com militares e polícias a impedir, por momentos, a entrada de deputados, o Parlamento sul-coreano conseguiu votar uma resolução que exige o levantamento da lei marcial.
O exército esteve junto ao edifício da Assembleia Nacional sul-coreana, dizendo que só desmobilizava quando receberem ordem contrária do Chefe de Estado. Lá dentro, ficaram os deputados do partido da oposição, que garantiram que só sairiam do edifício quando o Presidente Yoon Suk Yeol levantasse formalmente a sua ordem.
Nas redes sociais circulam imagens da intervenção militar dentro do Parlamento.
???? BREAKING: South Korean President Yoon Suk Yeol declared martial law on Tuesday night.
He sent the military to storm the National Assembly to prevent Parliament members from voting, the military failed, and the vote was 190-0 to invalidate martial law. pic.twitter.com/krkYMHXxl6— Igor Sushko (@igorsushko) December 3, 2024
Fora do edifício, uma mulher deitou-se na estrada para bloquear uma carrinha que transportava uma unidade do exército. As imagens mostram confrontos entre quem se manifesta e as forças de segurança.
Seeing the citizens of South Korea ???????? revolt against martial law is so badass and awesome and this woman is a hero???????? pic.twitter.com/gcn2xx80ad
— X ???????? (@realXanderXjork) December 3, 2024