Acompanhe aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou esta terça-feira que a indústria nacional está a acelerar a sua produção própria de mísseis, após uma reunião com os responsáveis do desenvolvimento de armas.
“Recebi um relatório sobre o teste de novos tipos de mísseis. Posso agradecer aos ucranianos que estão envolvidos no desenvolvimento de mísseis. Estamos a acelerar a produção”, escreveu Zelensky nas redes sociais, sem adiantar mais pormenores.
Na reunião, o Presidente ucraniano foi também informado sobre os contratos com os produtores de armas, dando conta de “um volume significativo de encomendas novas e de longo prazo de drones”.
A Ucrânia desenvolve e fabrica novos mísseis como parte dos esforços para reduzir a sua dependência da ajuda militar estrangeira para fazer face à agressão militar russa.
Zelensky afirmou no mês passado, numa entrevista à rádio pública ucraniana, que estavam a ser testados quatro novos tipos de mísseis.
Em outubro, o ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov, afirmou que a prioridade da Ucrânia é o desenvolvimento e a produção de drones e mísseis balísticos de longo alcance.
Numerosos fabricantes públicos e privados de drones estão a fornecer um número cada vez maior de dispositivos não tripulados ao Exército ucraniano.
Alguns países ocidentais, como a Dinamarca, também compram parte da ajuda militar que fornecem a Kiev aos produtores ucranianos.
Ministro ucraniano exige à NATO mais mísseis de defesa antiaérea