Um homem de 28 anos foi condenado a uma pena 11 anos e quatro meses de prisão por roubar e violar uma mulher de 61 anos, em Palmela. De acordo com o Ministério Público de Setúbal, o Juízo Central Criminal de Setúbal determinou ainda que o arguido tem de pagar à vitima uma indemnização no valor de 25 mil euros.
“Por acórdão proferido em 25 de novembro de 2024, o Juízo Central Criminal de Setúbal condenou um arguido, de 28 anos, pela prática de um crime de violação agravado, um crime de roubo, agravado pela reincidência e de um crime de coação agravado, na forma tentada, na pena única de 11 anos e 4 meses de prisão”, refere o mesmo comunicado.
Os factos aconteceram em 19 de maio de 2019, em Palmela, quando o homem abordou a vítima, à data com 61 anos, e, “com violência, apropriou-se do dinheiro e dos cartões bancários”. Depois disso, “forçou [a vítima] à prática de relações sexuais” e “tentou impedi-la de pedir socorro, mediante ameaça de morte”, acrescenta.
No acórdão, o tribunal deu como provados quase todos os factos constantes da acusação deduzida pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Setúbal.