A Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou, entre 18 de novembro e 6 de dezembro, 657 ações de sensibilização num total de 345 estabelecimentos de ensino no âmbito da operação “Jovens em Defesa dos Direitos Humanos”.

A operação “Jovens em Defesa dos Direitos Humanos”, destinada a alunos do 1.º ao 3.º ciclo e do ensino secundário, visou a sensibilização para a prevenção dos maus-tratos.

De acordo com a PSP, a operação, que arrancou na data em que se celebrou o Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual, teve por objetivo, através das Equipas do Programa Escola Segura, realizar ações de sensibilização dedicadas ao respeito pelos direitos humanos, nomeadamente das crianças.

Esta terça-feira, em comunicado, a PSP adianta que no âmbito da operação, foram sensibilizados 18.697 participantes de toda a comunidade escolar e empenhados 547 polícias, tendo sido efetuados 387 contactos individuais de prevenção criminal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Destaca-se, na operação deste ano, o aumento de 13,5% do número de ações de sensibilização em comparação com 2023, bem como o aumento de cerca de 19% do número de sensibilizados”, indica a PSP.

No ano letivo 2023/2024, a PSP realizou 1.466 apresentações temáticas sobre Direitos Humanos, que contaram com a participação de 31.178 alunos, professores e assistentes operacionais.

Escola Segura da PSP registou mais de quatro mil ocorrências no último ano letivo

“Em comparação com o ano letivo 2022/2023, estamos perante um aumento de 36,4% do número de ações (+391) e de cerca de 65% do número de sensibilizados (+ 12.281)”, refere a força de segurança.

Na nota, a polícia deixa mais uma vez o apelo à denúncia de todos os crimes de que se tenha conhecimento, quer na condição de vítima ou testemunha, e lembra que quanto mais rápida for esta denúncia, mais depressa serão efetuadas diligências para se chegar à identificação do(s) autor(es) do(s) crime(s).