O Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta do hospital de São Paulo onde foi operado de urgência na terça-feira a uma hemorragia intracraniana, anunciaram este domingo os seus médicos.

“Estou inteiro (…) vou para casa”, disse Lula, interrompendo uma conferência de imprensa com a equipa médica do hospital. Agradeceu as orações pela seu recuperação “e também aqueles que tinham ódio estão perdoados”.

“Estou aqui vivo, inteiro, com mais vontade de trabalhar”, afirmou o político de 79 anos, que disse ainda ter “energia de 30” e vontade “para construir esse país”. “É este Lula que volta inteiro para cuidar do Brasil.”

Lula da Silva fez uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira para drenar um hematoma na cabeça, que surgiu na sequência de uma queda que sofreu no Palácio da Alvorada, sua residência oficial, em outubro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Após sentir dores de cabeça, o Presidente brasileiro foi até à unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês para realizar exames e, nessa altura, foi detetado que tinha uma hemorragia intracraniana. Na mesma noite, foi transferido para São Paulo.

Lula divulga vídeo a caminhar e garante que em breve está pronto para trabalhar

Na manhã de quinta-feira, Lula da Silva foi submetido a um outro procedimento, uma embolização, para prevenir futuras hemorragias intracranianas, num procedimento que durou cerca de uma hora.

Presidente brasileiro Lula da Silva nos cuidados intensivos após operação de emergência ao crânio. “Encontra-se bem”, diz o hospital