Depois de alguns teasers, a DS Automobiles revelou por fim a sua mais recente criação, o DS Nº8. O construtor francês estreia uma nova forma de denominar os seus modelos, que até aqui eram apenas identificados pela referência à marca DS, seguida de um algarismo que definia o modelo, como acontece nos DS3, DS4, DS7 e DS9. Agora a marca sentiu necessidade de introduzir o símbolo de número (Nº), para os clientes que tivessem dúvidas que se trata de um… algarismo.
Com 4,82 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,58 m de altura — o que o torna um pouco mais alto do que o normal —, o novo DS Nº8 tem a forma elegante de uma berlina esguia com 2,5 volumes devido a um pilar traseiro muito inclinado, que lhe confere um certo ar de coupé. A maior altura, que ultrapassa em 12 cm o DS9, visa cativar quem procura um veículo com um interior mais volumoso e uma posição de condução mais elevada, não ao nível de um SUV tradicional, que limitaria a eficiência aerodinâmica (e, logo, a autonomia), mas sim um crossover, que oferece uma solução de compromisso.
A DS Automobiles enumera extensivamente o trabalho realizado para optimizar a aerodinâmica do Nº8, mas o modelo acaba por reivindicar um Cx de 0,24, o mesmo de um Tesla Model X, que é maior, mais largo e 10 cm mais alto. Ainda assim, o construtor realizou um bom trabalho, pois com a bateria maior — o novo crossover disponibiliza duas capacidades distintas — o Nº8 anuncia a capacidade de percorrer até 750 km entre carregamentos, o que é uma autonomia muito respeitável segundo o método WLTP.
DS mostra o seu novo crossover eléctrico com 750 km de autonomia
Construído sobre a plataforma STLA Medium da Stellantis, o DS Nº8 vai disponibilizar três níveis de potência, sempre com motor à frente, a menos possante com 260 cv e a intermédia com 280 cv. O topo de gama é o único 4×4, ao instalar um segundo motor no eixo traseiro, de forma a perfazer 375 cv, sendo que estas são potências de pico, disponíveis apenas durante pequenos períodos, pois em contínuo fornecem 230, 245 e 350 cv, respectivamente.
A alimentar estes motores estão dois níveis de acumuladores. Um possui apenas 74 kWh brutos de capacidade e está reservado à versão mais acessível, com 260 cv. Para as versões long range, a DS optou por uma capacidade total de 97,2 kWh, quase similar à que equipa os E-3008 e E-5008 da Peugeot, com 96,9 kWh e, tal como no Nº8, recarregáveis a 160 kW em corrente contínua (DC). A versão do crossover da DS com 260 cv e 74 kWh promete uma autonomia de 572 km, para o Nº8 com 280 cv e 97,2 kWh ser o mais generoso, em termos de alcance, com 750 km. Quando equipado com dois motores, 375 cv e 97,2 kWh, o novo DS anuncia em WLTP 686 km. O DS Nº8 começará a ser entregue a clientes em 2025.