Não acontecia há mês e meio. Desde que somou sete vitórias consecutivas entre outubro e novembro que o FC Porto não conseguia ganhar dois jogos seguidos, algo que alcançou nos últimos dias entre o triunfo na Liga Europa contra o Midtjylland e o desta segunda-feira contra o Estrela da Amadora.
Os dragões conseguiram assim voltar ao segundo lugar do Campeonato, com mais um ponto do que o Benfica e aproveitando a escorregadela dos encarnados contra o AVS, mas a classificação é ainda provisória, já que a equipa de Bruno Lage vai cumprir um jogo em atraso na quinta-feira contra o Nacional. O FC Porto leva agora seis encontros seguidos no Dragão sem sofrer um golo, algo que não acontecia desde março, e ainda não perdeu em casa nos primeiros 12 jogos da temporada, um registo que não se verificava há oito anos.
Depois do apito final, na zona de entrevistas rápidas, Vítor Bruno defendeu que o FC Porto teve sempre o jogo “dominado, controlado”. “Fizemos o golo na primeira parte, tivemos dois ou três momentos para definir melhor. Na segunda parte continuámos à procura do segundo golo. O Bruno Brígido tem defesas de altíssimo nível. Marcámos perto do fim. Uma vitória justa que não oferece discussão”, começou por dizer, sublinhando o facto de a equipa ter concedido poucas oportunidades.
“É uma boa notícia, numa segunda-feira com mais de 30 mil pessoas aqui. Os adeptos têm ajudado muito. Praticamente não concedemos oportunidades ao adversário, é sempre bom manter a baliza a zeros”, acrescentou, antes de abordar o regresso ao segundo lugar e a aproximação do dérbi entre Sporting e Benfica. “Isso não nos preocupa. Este tipo de jogos vale Campeonatos. Nos jogos com equipas ditas ‘não grandes’ decidem-se muitas coisas. Cabe-nos olhar para amanhã e para o trabalho que temos no Olival”, terminando, indicando ainda que Alan Varela é “um titular” apesar de ter sido poupado e gerido nos últimos jogos.
????Há 8 anos que o ????FC Porto não estava invicto em casa nas primeiras 12 partidas na temporada. pic.twitter.com/sWokr9JJRN
— Playmaker (@playmaker_PT) December 16, 2024
Já Nico González, que abriu o marcador e foi eleito o melhor jogador em campo, lembrou que o resultado poderia ter sido mais dilatado. “O Bruno Brígido fez duas defesas espetaculares. Reagiu muito bem e o que podia ter sido um jogo muito simples acabou por ser complicado até ao final graças à sua exibição. Quando marcas, vais ganhando confiança e vais arriscando. Somos forte no ataque ao espaço e isso dá-nos alguma tranquilidade”, começou por dizer.
“No lance do golo pensava que ia sair outra jogada, com uma bola puxada ao segundo poste, mas vi a bola a saltar e a chegar até mim e só pensei em finalizar. Ainda falta muito Campeonato, mais de meia volta. Estamos a fazer um bom trabalho. Há jogos complicados frente aos nossos rivais em nossa casa na segunda volta e estaremos em vantagem. O Sporting-Benfica também pode ser importante para conseguirmos chegar ao final do ano em primeiro lugar”, sublinhou o médio espanhol.
O ????FC Porto conquistou a 18.ª vitória em 21 jogos frente ao ⭐️Estrela da Amadora na cidade invicta.
????Nos últimos 9 jogos sofreu apenas 1 golo (Anselmo), em 2007, ano da única vitória dos tricolores no Dragão. pic.twitter.com/kVeeY1L5SL
— Playmaker (@playmaker_PT) December 16, 2024