Cerca de três dúzias de condomínios de luxo e vários hotéis ao longo das praias no sul do Estado da Flórida estão a afundar ou a evoluir de forma inesperada, alguns devido à construção nas proximidades, segundo um estudo.
Os 35 edifícios considerados, ao longo de uma faixa de 19 quilómetros, de Miami Beach à Sunny Isles Beach, afundaram entre dois a oito centímetros.
Cerca de metade tem menos de uma década, apontaram os investigadores da Escola Rosenstiel de Ciências da Terra, Marítima e Atmosférica da Universidade de Miami, no seu estudo divulgado na quarta-feira.
“A descoberta da extensão dos pontos de subsidência ao longo da costa sul da Flórida foi inesperada”, disse o autor principal do estudo, Farzaneh Aziz Zanjani, em comunicado.
Não é raro os edifícios afundarem um pouco durante ou pouco depois da sua construção, mas os cientistas realçaram que a sua descoberta os surpreendeu porque algumas das mudanças agora constatadas ocorreram anos depois.
O calcário sob a praia do sul da Flórida está envolvido em camadas de areia, que podem mudar sob o peso dos edifícios mais altos ou em resultado de vibrações da construção de alicerces.
Os fluxos das marés também desempenham um papel neste fenómeno.