A Lamborghini está já na primeira fase da electrificação da gama, com o Revuelto (sucessor do Aventador), o Urus SE (o SUV da família) e o Temerario (que substituirá o Huracán), todos eles a misturar motores de combustão e unidades eléctricas, de forma a garantir mecânicas híbridas plug-in (PHEV), com bastante mais potência, mas consumos e emissões inferiores. Entretanto, a marca italiana anunciou que se estava a preparar para introduzir em 2028 o seu primeiro veículo 100% eléctrico, o Lanzador, mas admite agora que o lançamento deverá resvalar para 2029.

Sem pressas rumo à plena electrificação, o Lanzador não será um superdesportivo baixo, largo e com apenas dois lugares, como o Revuelto ou o Temerario. Mas tão pouco será um SUV mais alto e volumoso como o Urus. Para o seu primeiro modelo eléctrico e porque o quer equipar com um pack de baterias generoso em capacidade, dimensões e peso, a Lamborghini aponta para uma carroçaria tipo crossover, a aproximar-se de uma berlina de duas portas um pouco mais alta, para que lá dentro caibam quatro adultos (2+2) e o tal pack de baterias.

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Ao admitir que o Lanzador pode sofrer uma derrapagem de 12 meses, o CEO da marca, Stephan Winkelmann, quererá potencialmente dotar o seu veículo alimentado por bateria de melhores argumentos técnicos e comerciais. Isto porque o ano de atraso poderá permitir aceder a baterias melhores, com maior densidade energética — conter a mesma quantidade de energia, mas num pack mais pequeno e mais leve —, o que potenciaria a agilidade do comportamento e a rapidez do modelo, além da autonomia.

De recordar que Winkelmann afirmou recentemente que estava confiante no futuro do Lanzador, uma vez que, face à resposta dos seus clientes, prevê que o crossover a bateria representará 40% das vendas, o mesmo volume do Temerario (PHEV), deixando os restantes 20% para o Revuelto (PHEV), isto depois de descontarmos as vendas do Urus, que continua a ser o mais procurado. O CEO avançou ainda que o Lanzador deverá ser comercializado por cerca de 300.000€ à porta da fábrica, um valor similar à versão de entrada na gama do Temerario.

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