Os CTT e a DHL chegaram a acordo para juntarem esforços em Portugal e Espanha no mercado de encomendas expresso. As companhias vão juntar as redes de entrega de encomendas de comércio eletrónico na Península Ibérica.

No âmbito do acordo, os CTT adquirem 25% na DHL eCommerce Espanha, enquanto a DHL eCommerce ficará com 25% da CTT Expresso Portugal que compra a DHL eCommerce Portugal. Com a opção, no futuro, de aumentarem as participações minoritárias até 49%, anunciaram as companhias.

O negócio de comércio eletrónico da DHL em Portugal será totalmente transferido para a CTT Expresso”, indica a empresa portuguesa. A CTT Expresso é avaliada, no âmbito deste negócio, em termos de ativos em 482 milhões de euros. No deve e haver do negócio entre CTT e DHL resultará numa contribuição líquida por parte da DHL para os CTT de 69 milhões de euros. 

João Bento, presidente dos CTT, em conferência de imprensa indica que com este acordo os CTT Expresso ficarão com um volume de negócios de cerca de mil milhões de euros.

[Já saiu o primeiro episódio de “A Caça ao Estripador de Lisboa”, o novo podcast Plus do Observador que conta a conturbada investigação ao assassino em série que há 30 anos aterrorizou o país e desafiou a PJ. Uma história de pistas falsas, escutas surpreendentes e armadilhas perigosas. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube.]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Esta colaboração destina-se a criar as redes de recolha e distribuição mais abrangentes nos dois países. Para o efeito, as empresas serão transformadas em joint ventures especializadas”, explicam as companhias. A DHL em Portugal passa, assim, a ser integrada na CTT Expresso, tornando-se a CTT Expresso a distribuidora de e-commerce da DHL em Portugal. Já em Espanha, a CTT Express, filial espanhola da CTT Expresso, vai concentrar-se nos serviços ao consumidor, enquanto a DHL eCommerce em Espanha fica com a operação empresarial. As marcas continuam independentes: “CTT Express, a partnership with DHL” no segmento B2C (para o consumidor final) e “DHL, a partnership with CTT Express” no segmento B2B (empresarial).

Este anúncio segue-se a um outro, na quarta-feira, em que os CTT comunicaram a compra da empresa espanhola de tratamento de comércio eletrónico, Cacesa, por 104 milhões. Porque este negócio foi acordado antes da parceria com a DHL, esta companhia vai desembolsar 25% do custo do negócio quando for concluído.

CTT compram empresa espanhola de tratamento de comércio eletrónico por 104 milhões