Os aeroportos na Alemanha foram afetados por uma falha informática a nível nacional que afetou os sistemas de controlo das fronteiras esta sexta-feira, provocando atrasos e longas filas para passageiros de destinos fora da zona Schengen. Perto das 19h (18h em Portugal), as autoridades deram o problema como resolvido.
“Existe atualmente uma perturbação informática a nível nacional”, notificou um porta-voz da polícia federal à imprensa alemã. Com esta falha, as autoridades aeroportuárias têm de registar manualmente os passageiros que não cheguem dos 29 países que compõem a zona de trânsito livre.
A causa do problema não foi imediatamente identificada, mas o presidente do Sindicato dos Policiais Federais, Heiko Teggatz, diz que era apenas “uma questão de tempo até acontecer” e que agora passa a ser “uma ameaça a todo o sistema Schengen europeu”.
O Ministério da Administração Interna, em comunicado, admite estar a par das “perturbações técnicas atuais dos sistemas de informação”, e que o Gabinete Criminal da Polícia Federal continuava a investigação sobre a génese do problema e uma solução. O departamento, responsável pelos sistemas em questão, confirma estar a trabalhar “a todo o gás” para resolver a situação.