Dezembro de 2024 foi um mês particularmente bom para o comércio de veículos em Portugal, tendo sido transaccionadas 24.242 unidades, mais 16,4% do que no período homólogo do ano anterior. O crescimento ficou a dever-se ao incremento nas vendas de veículos ligeiros (de passageiros e mercadorias) de 21,3%, uma vez que os pesados caíram 45,9%. No acumulado dos 12 meses de 2024, comercializaram-se 249.269 veículos, mais 5,6% do que em 2023.
Tesla vai perder a liderança das vendas na Europa para a Dacia
Nos 31 dias de Dezembro, os compradores portugueses deram preferência ao Tesla Model 3 que, com 1032 unidades, foi o modelo que mais vendeu, ultrapassando os 720 veículos transaccionados em igual mês do ano anterior. A 2.ª posição do ranking das vendas em Dezembro pertenceu ao Peugeot 2008, com 842 unidades, seguido do Nissan Juke (711) e do Dacia Duster (653), com o Dacia Sandero (636) a completar o top 5. Veja em baixo a tabela dos 14 modelos mais vendidos, que superaram as 300 unidades.
Model 3 domina Dezembro, mas Sandero é o rei de 2024
Se o Model 3 liderou as vendas no último mês do ano, o modelo que mais unidades comercializou em 2024 foi o Dacia Sandero que, depois de ser o 2.º mais vendido em 2023 — com 6424 unidades, logo atrás do Peugeot 2008 (6770) —, ascendeu à 1.ª posição no ano passado, ao transaccionar 7760 unidades. O 2.º mais vendido em 2024 foi o Peugeot 2008, com 7520 unidades, seguido pelo Model 3 (6764). Renault Clio (6422) e Peugeot 208 (6024) fecharam os cinco primeiros do ranking.
O top 10 foi completado pelo Renault Captur, com 4463 unidades, seguido pelo Peugeot 308 (4442), Citroën C3 (4382), Dacia Duster (4161) e Nissan Juke (4093), confirmando os bons resultados da Peugeot, da Dacia e da Renault como marcas, ao colocarem três (a primeira) e dois modelos (a segunda e a terceira) entre os 10 mais vendidos do ranking. Destaque igualmente para o 3.º lugar da Tesla, com um modelo do segmento D e um preço substancialmente mais elevado do que os seus colegas do ranking, todos eles dos segmentos B e C, logo, mais pequenos e mais acessíveis. Curiosamente, o outro modelo do segmento D que surge na 16.ª posição entre os mais vendidos é o Model Y da Tesla. Confira abaixo quais foram os 20 modelos mais vendidos em 2024 no mercado nacional.
Eléctricos atingiram 25,5% em Dezembro e 19,9% em 2024
Em 2024, os automóveis eléctricos, electrificados ou que recorrem a fontes de energia alternativa constituíram a maioria dos veículos vendidos, representando nada menos que 57,3% dos ligeiros de passageiros comercializados. No acumulado dos 12 meses do ano, modelos movidos por este tipo de energia ultrapassaram os que recorrem exclusivamente a gasolina (33,9%), sendo que os que optam por motores a gasóleo ficaram-se por 8,8%.
Entre os veículos movidos por energias alternativas em 2024, os 100% eléctricos lideraram, com 19,9%, superando a procura de híbridos (16,7%), apesar destes serem substancialmente mais acessíveis e não necessitarem de postos de carga para recarregar a bateria. Os híbridos plug-in (PHEV) conquistaram 13,5% das vendas no ano passado, enquanto as restantes soluções, como o GPL ou bi-fuel, atingiram uma quota de 7,2%, muito próximo do volume de vendas dos automóveis diesel.
Se, no acumulado do ano, os 100% eléctricos conquistaram 19,9% dos veículos vendidos, a evolução da procura aumentou no final de 2024, o que é confirmado pelo facto de, em Dezembro, os carros a bateria terem representado 25,5% dos modelos transaccionados. Isto foi sobretudo devido à introdução no mercado de veículos eléctricos mais acessíveis, mas capazes de transportar cinco indivíduos, como é o caso do Citroën ë-C3, o que permite antecipar que a percentagem de carros eléctricos vai aumentar em 2025, uma vez que são esperados mais concorrentes directos do ë-C3. Resta aguardar que, entretanto, a oferta de carregadores rápidos (DC) com potências superiores a 100 kW seja incrementada, para evitar que o carregamento da bateria se torne numa tortura. Veja aqui a lista dos 50 modelos mais vendidos em 2024.