O almirante Henrique Gouveia e Melo ia dar uma aula no dia 19 de fevereiro sobre “Liderança” no âmbito da disciplina de Comunicação em Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). O evento chegou a ser comunicado internamente com todos os detalhes, mas a direção da Faculdade de Medicina decidiu cancelá-lo alegando “razões institucionais“. O Observador contactou o diretor da FMUL, João Eurico da Fonseca, que confirmou o cancelamento e escusou-se a dar razões mais detalhadas para travar a aula do almirante: “Foi um conjunto de razões de organização interna da faculdade”.
O Observador questionou o diretor da FMUL se a razão do cancelamento também estaria relacionado com o facto da entidade pública não se querer envolver numa potencial disputa presidencial, o que João Eurico da Fonseca descartou: “Foram vários motivos. Mas razões essencialmente de organização”.
Já tinha acontecido Gouveia e Melo cancelar presença em eventos por não se rever no rumo que estes estavam a levar, como aconteceu no restaurante O Arrastão , em Alcochete. Mas desta vez foi a entidade onde ia dar a aula a cancelar — o que ocorreu no dia 7, doze dias antes do evento (apesar de já estar marcado há um mês).
Dar aulas sobre liderança não seria um evento isolado para Gouveia e Melo. No dia 7 de março, Gouveia e Melo vai protagonizar uma sessão sobre Liderança no Congresso de Gestão em Saúde na Alfândega do Porto. Dias depois, a 13 de março, vai dar uma aula sobre liderança em tempos de crise na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE). O almirante Gouveia e Melo participará no terceiro de quarto dias de formação para abordar o tema ‘Navigating through a crisis’“.
[Amiga, faz parte! é o podcast onde a Mariana Ribeiro conversa sobre rotinas, hábitos, viagens, finanças pessoais, amizades, relacionamentos ou selfcare. Ouça aqui o novo episódio, que também está disponível na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music.]