O dia 2 de abril é sempre diferente para Jack Grealish. Foi precisamente esta quarta-feira que o internacional inglês inaugurou o marcador na vitória do Manchester City na receção ao Leicester (2-0) e colocou fim a uma impressionante série de praticamente 16 meses sem marcar. Curiosamente, o extremo até está em vias de deixar o ainda campeão inglês, mas o golo desta semana fica marcado por outros motivos que vão além do jejum que perdurava deste 16 de dezembro de 2023.

Foi há 25 anos que Grealish e a sua família viveram um dos momentos mais complicados. Keelan, o irmão mais novo do jogador dos citizens, nasceu a 25 de junho de 1999, mas viria a sofrer uma morte súbita a 2 de abril de 2000, com apenas oito meses. “O meu irmão mais novo morreu há 25 anos. Este dia é duro para a minha família, mas fiquei feliz por marcar. Os meus pais estavam cá [no estádio]”, revelou o internacional inglês no final do encontro ante o Leicester. Aquando do golo, logo no segundo minuto da partida, o inglês comemorou com os colegas de equipas e levantou as mãos e a face em direção ao céu, em sinal de homenagem ao irmão.

“Comigo sempre, especialmente neste dia. Este foi para ti, Keelan”, partilhou ainda Grealish na rede social Instagram, com uma fotografia do festejo e outra com a campa do irmão. Contudo, esta não foi a primeira vez que Jack Grealish homenageou em público Keelan. Ainda na altura em que representava o Aston Villa, o primeiro golo do avançado, em novembro de 2018, acabou por ter como destinatário o irmão mais novo. Antes, no Notts County, em 2013/14, o seu primeiro golo também contou com uma dedicatória a Keelan.

Já Pep Guardiola, atual treinador de Grealish no Manchester City, foi questionado sobre o momento do seu jogador e destacou o seu compromisso e personalidade. “O Jack é uma pessoa incrível, tanto nos seus gestos, como com os outros. É incrivelmente generoso! Motivo do festejo? Não sabia. Não imagino o difícil que deve ser para a mãe, o pai, a irmã e toda a família. É um bom dia para recordá-lo. Estou seguro que recordam-no todos os dias”, referiu o técnico espanhol.

O pai de Grealish, Kevin, falou recentemente sobre a morte do filho. “Tinha apenas nove meses, era um anjo e estava destruído. Estávamos todos. O Jack era apenas uma criança naquela altura, mas ainda se lembra do Keelan e pensa nele em tudo o que alcança. Ainda sentimos falta do Keelan e continuamos a pensar nele. Nunca se supera a perda de uma criança, mas somos muito gratos e sortudos por termos a sorte de ter o Jack, o seu irmão Kevan e as suas irmãs Holly e Kiera”. Na lápide de Keelan, como demonstra a fotografia partilhada pelo futebolista, a família inscreveu a seguinte mensagem: “Foste recebido com ternura, rodeado de amor, o nosso pequeno e feliz rapaz que agora brinca lá em cima. Levamos-te nos nossos corações e assim permanecerás, para nos acompanhares a vida toda até nos voltarmos a encontrar”.

[Já saiu o terceiro episódio de  “O Misterioso Engenheiro Jardim”, o novo Podcast Plus do Observador que conta a história de Jorge Jardim, o empresário que, na verdade, era um agente secreto que liderou missões perigosas em todo o mundo, tentou criar um país e deu início a um clã de mulheres aventureiras. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no YoutubeMusic. E pode ouvir aqui o primeiro episódio e aqui o segundo]