O último conselho de ministros, realizado esta quinta-feira, aprovou a nomeação de Philomène da Costa Dias para a administração da AICEP.

Segundo o comunicado enviado apenas esta sexta-feira, foi aprovada um Resolução do Conselho de Ministros “que nomeia Philomène da Costa Dias para o cargo de vogal executiva do conselho de administração da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E. (AICEP, E. P. E.), entre 2024-2026, depois de parecer favorável da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública”.

Philomène Dias exercia, desde 2019, o cargo de Diretora da Angariação (Inward Investment) da AICEP. Antes, tinha sido vice-diretora de investimento, entre 2015 e 2019, e gestora de contas da mesma agência entre 2007 e 2015.

AICEP. Três presidentes (e duas indemnizações) em dois anos de Montenegro. O que levou à saída de Arroja?

Philomène da Costa Dias vai integrar, assim, a administração liderada por Madalena Oliveira e Silva, nomeada pelo atual Governo em junho e que substituiu Ricardo Arroja à frente da agência responsável pela captação de investimento externo em Portugal.

Ricardo Arroja esteve pouco mais de um ano na liderança da AICEP. O Governo justificou a mudança com a vontade de “imprimir uma nova dinâmica aos serviços, aproveitando os seus melhores recursos e mobilizando as equipas existentes”.

Governo muda presidente da AICEP “para imprimir nova dinâmica”. Ricardo Arroja sai e é substituído por Madalena Oliveira e Silva