A primeira das duas novas aeronaves ATR72 600, que vão reforçar a frota da Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) chega esta sexta-feira ao arquipélago, num contexto em que a companhia tem enfrentado desafios operacionais.
“A primeira aeronave ATR72 600, com matrícula D4-CCM, terá partida de Toulouse (França), com escala técnica em Las Palmas, e está prevista a chegada ao Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na cidade da Praia, a partir das 20h30 (22h30 em Lisboa)”, avançou o Governo em comunicado.
O voo será operado por tripulações totalmente nacionais, refletindo, segundo o executivo, o investimento na formação e valorização de profissionais cabo-verdianos no setor da aviação civil.
A segunda aeronave deverá chegar na próxima semana, reforçando a conetividade entre as ilhas e a resiliência operacional da companhia.
“Com a incorporação destas aeronaves, o Governo reafirma o seu compromisso em garantir um serviço aéreo regular, seguro e de qualidade, assegurando a mobilidade dos cidadãos, a estabilidade operacional, o dinamismo económico e o desenvolvimento equilibrado de todas as ilhas do arquipélago”, afirmou.
As aeronaves serão primeiro operadas pela TACV e transferidas para as Linhas Aéreas de Cabo Verde (LAC), companhia que assumirá a exploração regular dos voos interilhas.
A TACV está a recorrer a aviões Boeing e ao afretamento de um navio da CV Interilhas para assegurar as ligações domésticas, após falhas em duas aeronaves que levaram à paralisação temporária.
Após estas ocorrências operacionais há cerca de uma semana, a companhia “ativou de imediato” o plano de emergência e criou uma equipa para investigar os incidentes.
Desde finais de 2024, a TACV operava quatro aviões nas ligações interilhas, mas nas últimas semanas registou cancelamentos, deixando passageiros retidos devido a problemas operacionais e limitações da frota.