O Governo Regional dos Açores pagou, desde 2021, um total de 140 milhões de euros de complemento regional de pensão para idosos, foi anunciado esta quarta-feira.
Quanto ao programa COMPAMID (Complemento para Aquisição de Medicamentos), abrange 26.386 idosos, acrescenta uma informação do Governo Regional.
“Desde 2021, e fruto dos sucessivos aumentos aplicados ao ‘cheque pequenino’, foram pagos aos nossos idosos 140 milhões de euros. O COMPAMID, por sua vez, apresenta uma taxa de crescimento de 93% e hoje é atribuído a 26.386 beneficiários”, informa a secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi.
Citada num comunicado divulgado a propósito do Dia Mundial do Idoso, que se assinala esta quarta-feira, a governante homenageia “todos aqueles que, ao longo da sua vida, deram e têm dado à sociedade e aos seus toda a sua sabedoria e experiência”.
Salientando o reforço de políticas e apoios destinados a esta faixa da população, a secretária regional adianta que o programa “Novos Idosos”, criado no primeiro Governo da coligação, “abrange já mais de 465 beneficiários”.
A iniciativa visa garantir os serviços e auxílios necessários à pessoa idosa, nomeadamente, na realização das suas atividades básicas e instrumentais da vida diária, disponibilização de equipamentos, apoio psicossocial, psicológico e atividades de estimulação cognitiva e motora.
Quanto ao Cuidador Informal, os apoios atribuídos “foram revistos e majorados” e, em 2025, “mais de 1 milhão de euros já foram pagos aos cuidadores informais na região”, acrescentou.
“Os idosos têm um papel fundamental na sociedade açoriana — as pessoas, dos mais novos aos mais seniores, são efetivamente o centro desta governação. Sobre os idosos, queremos que vivam com tranquilidade, conforto e dignidade”, salientou Mónica Seidi.
A secretária regional apelou ainda à sociedade para a importância que “os idosos tiveram e têm na construção (…) de qualquer sociedade”.