1230,8kWh poupados 1230,8 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

ModaLisboa. Uma injeção de cor com Nuno Baltazar e os fios que nos ligam a Luís Carvalho

Este artigo tem mais de 6 meses

Nuno Baltazar liga ao amigo Dino Alves um dia antes a pedir peças para completar o desfile e Luís Carvalho fecha o dia com modelos de mãos dadas e uma coleção de manifesto à união.

230 fotos

Em atualização

No rescaldo do desfile, todos queriam cumprimentar o designer. Enquanto falava com o Obsevador, Nuno Baltazar interrompeu a entrevista: “Aquela é uma das minhas inspirações. Eu tenho que lhe dar um beijo”, justificou, ao direcionar-se diretamente a Gaya de Medeiros. A bailarina estava no texto de introdução à coleção com as personagens de inspiração, entre nomes como Virginia Woolf, Helena Vaz Pereira, Carrie Bradshaw, Amália Rodrigues ou Dalila Carmo. “É uma artista de várias valências porque é coreógrafa e bailarina, fez cinema. A Gaya é uma mulher muito especial, muito inspiradora, com uma cabeça super interessante. A forma como ela vê o mundo, como se desafia, a mim inspira-me imenso”, diz-nos Nuno Baltazar, depois do abraço emocionado à amiga, que viu pela primeira vez um desfile do designer e não sabia da homenagem antecipadamente. “Fiquei super inspirada, agora os meus espetáculos vão ter moda”, elogiou a artista, ao sair do MUDE na tarde deste domingo, 5 de outubro, onde o designer deu o arranque para o último dia de ModaLisboa.

▲ Nuno Baltazar abriu os trabalhos este domingo, ao apresentar a sua coleção no terraço do MUDE

TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

Em março Nuno Baltazar regressou ao cartaz da semana da moda de Lisboa com uma coleção em tons mais escuros e um desfile em tom de manifesto, com modelos ucranianas a “denunciar” a guerra. Agora, o designer apresenta um conjunto de peças com muito mais cor, num cenário ensolarado no terraço do MUDE, mas que, garante, também traz mensagens políticas e sociais, só que “mais subtis”. “Por exemplo, a Gaya é uma mulher trans e para mim é absolutamente fundamental que as pessoas sejam aquilo que quiserem para a verdade delas. E esta aproximação é uma coisa muito humana, que para mim é fundamental e a mim interessa-me particularmente a inteligência emocional, e afastar-me ao máximo da inteligência artificial. E, portanto, essa dialética não era tão evidente, não era tão óbvia como na última coleção. De maneira propositada, porque as coisas também evoluem e eu queria outra coisa. Em março era inverno, esta é verão e a forma de nós nos manifestarmos, de tentarmos deixar uma pegada no mundo, pode ter múltiplas formas e esta foi uma delas.”

Sob o sol quente das 15h no cenário ao ar livre, que Baltazar assume ter sido um “grande desafio” do qual “morria de medo” pelo risco de o tempo não ajudar, o público assistiu ao desfile da parte II de Intermission (a primeira parte foi apresentada na edição passada, em março). “Era uma coleção triste no sentido em que o mundo era aquilo que me estava a fazer sentir, e continua, em certa medida. Mas a forma como nós as vezes reagimos a essa adversidade pode ser diferente, não é? Às vezes deixamo-nos engolir, outras vezes reagimos e damos cor. E aqui foi, de facto, um outro lado do espelho ou do disco. Efetivamente, ninguém é só uma coisa”, afirma o designer, que foi buscar referências e peças de coleções anteriores — como os vestidos de lantejoulas, os brocados, e as silhuetas tão femininas e marcadas, assim como os fatos bem cortados e ajustados em tons como o rosa, o azul e o laranja.

Mas havia também três peças daquele que Baltazar considera o seu “melhor amigo” no universo da moda: Dino Alves. “Estava a coordenar o desfile e senti que havia três peças que me faltavam e sabia que aquelas peças não eram minhas. Eram do Dino. Eu tinha outras, mas não as quis pôr e pensei o que é que as minhas personagens pensariam? Ligariam a uma personagem do Dino e pediam essas peças emprestadas. E foi o que eu fiz”, conta. “É uma pessoa muito especial, muito generosa, com quem eu aprendo muito e ensino e cruzamos sempre muita coisa. Nós passámos esta noite inteira a falar ao telefone. É uma coisa mesmo muito bonita. Eu falo disso porque eu acho que os bons exemplos também devem ser partilhados. E realmente a nossa amizade é mesmo!” Mais tarde, ao Observador, Dino Alves confirmou a chamada e a partilha com o amigo. “Além de sermos colegas, somos amigos. Falamos muito por telemóvel e ontem eram seis horas. Estava a acabar as coisas dele no Porto e eu estava aqui também. Ele disse-me: ‘Estou aqui um bocadinho aflito, faltam-me aqui umas coisas, umas peças para completar uns looks’, e eu disse: ‘Eu tenho aqui essas peças’. Ele já me ajudou muito com coisas que precisei”, diz o criador.

Crítico da “indústria” e defensor da moda de autor, Nuno Baltazar apoia-se na reutilização das peças de outras temporadas como prova de que é possível lançar novas coleções sem necessariamente apelar ao consumo desenfreado. “Acho que é fundamental também falar sobre isso. Essa questão da sustentabilidade e a reinterpretação. É quase como se cada peça minha fosse um ator, que pode estar em diferentes histórias, ela não perde a validade porque aquela história de alguma maneira ficou engavetada numa estação. Ela tem autenticidade, tem uma personalidade própria e pode conviver com outras histórias e com outras peças. E eu acho que isso é uma coisa muito divertida, que é uma proposta que eu faço também às pessoas que usam moda de autor, que se divirtam de uma maneira mais emocional, porque se é mais emocional, é mais verdadeira e menos frenética na compra.”

Sempre direto nas suas manifestações, Nuno Baltazar também reagiu ao tema Gaza — um dia depois das manifestações em solidariedade aos integrantes portugueses da flotilha que foram presos por Israel (e que entretanto já aterraram em Lisboa). “Acho uma vergonha a forma como a grande maioria ou uma parte muito visível dos portugueses manifesta-se nas redes sociais sem qualquer tipo de empatia por portugueses que estão detidos em Israel, nem sabemos em que condições. Condicionam a sua empatia pela simpatia e isso é uma coisa completamente errada. Eu não concordo com nada do André Ventura, mas não quero que ele morra. Muito pelo contrário, gostava que ele se tornasse uma pessoa melhor. Ele e outros.”

Pátio da Galé recebeu Dino Alves, Duartehajime e Valentim Quaresma

Algumas horas depois, Nuno Baltazar sentou-se na primeira fila no Pátio da Galé para aplaudir o amigo Dino Alves, que apresentou a sua coleção “Mais Além”. Com drapeados, godés, efeito crinolina e os contrastes entre peças oversized e justas em tons que vão do preto ao pérola passando por amarelo limão, laranja, rosa e azul escuro, o designer diz arriscar “pensar sem fronteiras” numa coleção na qual mantém evidente a sua identidade, ao usar a transparência das redes e do crepe, e a combinação de cores fortes e padrões, entre xadrezes, manchados e às riscas. “De facto houve um risco. Há peças muito minimais. E quando eu digo ir mais além, as pessoas encaram que são peças mais elaboradas, mas não. É serem exatamente mais depuradas, mais simplificadas. E se pensarmos bem, no meu caso, que sempre fiz coisas muito espampanantes, realmente o ir mais além é simplificar e depurar”, diz o designer. O desfile chegou ao público na Praça do Comércio, onde um grande ecrã exibiu tudo o que se passava dentro do evento.

Antes, na mesma passarelle, desfilou Medusa — que já não é temida, antes celebrada. Ou por outras palavras, como se lê nas costas de uma das peças, “Let Them Look”. Para Duartehajime, Ana Duarte reimagina o mito grego, entre o verde que acrescenta mistério, a vulnerabilidade trazida pela lavanda, e ainda o dourado que acentua o amor de Atena. Dá-nos asas gregas, antes de mais, tanto nas laterais de calças, casacos e até nas botas, como na grande novidade da coleção, protagonizada pelo cabedal. Peças que aqui se enchem de zippers que ora abertos ora fechados constroem e desconstroem o resultado final. O biker de agora pode ser o colete de mais logo, porque a vida é mesmo assim, enquanto a saia vira micro num piscar de olhos, e as sweats aderem ao efeito crop. De resto, Duartehajime mantém-se fiel ao estampado único e ao streetwear cool, sem sobressaltos de maior.

Com Valentim Quaresma, o habitual cruzamento entre moda e arte, e o habitual predomínio do negro. E também aqui a imagem e presença física do fecho éclair se impõe, mais do que mero detalhe funcional, prevalecendo antes como apontamento de joalharia e assumindo mesmo a estrutura de cada look. Assumidamente abertos ou em efeito simulado que dececiona o olho, revelam-se nos vestidos, dão forma às assimetrias, disciplinam o rosto e a cabeça, e junto ao pescoço tanto apelam à rigidez e austeridade como a uma torrente de expressão.

O manifesto de Luís Carvalho

Logo no arranque desta edição Luís Carvalho já foi destaque, ao apresentar duas coleções cápsula com reaproveitamento de materiais no âmbito do projeto Beat by Be@t. Dentro do Pátio da Galé, o designer tinha uma peça em exposição: o vestido que criou com lenços palestinianos para Marisa Liz usar no palco do The Voice — com um convite para que os interessados contribuam com a Médicos Sem Fronteiras, instituição que atua na Faixa de Gaza. E na passarelle, ganhou posição de prestígio ao fechar a semana da moda da capital. O ainda jovem mas já bastante celebrado designer teve, como de costume, a presença de muitas figuras públicas que usam as suas criações em red carpets, programas de televisão e eventos públicos no geral — mas também estudantes de moda, outros designers e jornalistas internacionais, curiosos para ver as novidades.

▲ A coleção de Luís Carvalho é um manifesto pela união

Ugo Camera

Em “Union”, Luís Carvalho usa pregas e nervuras torcidas para dar forma às peças e representar a ligação. Com contrastes entre o mate e o brilhante, cetins, jacquards e tecidos estruturados em sarja de algodão, a paleta circula entre o verde, o amarelo mostarda, o roxo e o azul-petróleo. Os seus famosos fatos oversized ganham textura com fitas em cetim e franjas e as peças sem género são propostas em looks de homem e mulher. Mas há também mais espaço para vestidos, com formas mais femininas e estruturadas. O designer aposta ainda em sustentabilidade, sendo que mais de 80% dos materiais utilizados são provenientes de deadstocks ou de fibras recicladas.

Ao Observador, o criador diz que o tema tem o intuito de  “chamar a atenção para o que se passa à nossa volta. Cada vez temos um mundo mais dividido e com mais preconceito. Portanto, aqui esta coleção é quase um pedido: ‘Vamos acabar com as guerras, vamos nos unir, vamos acabar com o preconceito, com a xenofobia, com a homofobia'”, apela Luís Carvalho, que diz transmitir esta mensagem através das fitas e fios que atravessam todas as peças. “Foi uma coleção muito trabalhosa, mas também ao mesmo tempo, deu-me muito gozo porque foi interessante trabalhar com uma nova perspetiva, que eu não costumo ter no meu trabalho”, diz o designer.

Paralelamente ao trabalho na nova coleção, Luís Carvalho prepara-se para fazer o figurino de uma peça de teatro no Porto, e destaca o programa Be@t, com soluções de sustentabilidade. “O projeto projeto correu tão bem, ficou tão bonito, que seria interessante que ele continuasse e que pudéssemos vender o que produzimos”. Ao mesmo tempo, o designer quer continuar a ser uma voz ativa dentro da moda para questões sociais e políticas. “Somos artistas e conseguimos chegar a um público. Acho cada vez mais importante. Se todos fizermos um bocado, certamente faremos alguma diferença. Portanto, é chamar a atenção a estes assuntos”.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.